PUBLICADO EM: 17/06/2021

Drive-Thru Solidário vai vacinar pessoas acima de 50 anos

A Secretaria de Saúde de Esmeralda segue realizando os drives-thrus de vacinação contra o coronavírus. O próximo acontece nesta quinta-feira (17/06) e tem como objetivo imunizar com a primeira dose pessoas entre 50 e 59 anos.

A ação novamente será realizada no formato Drive-Thru Solidário, que visa incentivar as pessoas que forem se vacinar a doar espontaneamente alimentos não-perecíveis e agasalhos para ajudar famílias necessitadas.

A vacinação inicia às 13h30min, com distribuição de senhas a partir das 12h30min, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes. Para se imunizar, o paciente deve ter em mãos seu CPF e a carteira de vacinação.

- A vacina é a única forma de vencermos essa pandemia, por isso, convocamos todos os esmeraldenses entre 50 e 59 anos a se imunizar. Nas últimas semanas, o governo federal está normalizando a entrega de doses e com isso estamos conseguindo ampliar a faixa etária de pessoas vacinadas - explica o secretário municipal de Saúde, Clecius Pacheco.

Ao todo, 1.237 pessoas já receberam a primeira dose da vacina em Esmeralda, 37,63% do total de habitantes do município. Com a segunda dose já foram imunizados 445 esmeraldenses, 13,53% de toda a população. Em ambos os casos, Esmeralda tem índices de vacinação superiores à média nacional. Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde também concluiu a imunização de profissionais da área da educação de Esmeralda com a primeira dose.

Outra notícia positiva foi a redução no número de casos ativos de coronavírus no município. Conforme o último boletim epidemiológico, 8 pacientes estão com a doença, número bastante inferior ao registrado no mês anterior.

- Essa é uma informação positiva e que só reforça a necessidade de manter os cuidados para que os números não voltem a subir. É fundamental que as pessoas evitem aglomerações, saiam de casa somente quando estritamente necessário e ao sair usem a máscara facial e higienizem as mãos com frequência - recomenda o secretário de Saúde.

Vacina contra a gripe
Em paralelo à imunização contra o coronavírus, a rede pública de saúde também está realizando a campanha de vacinação contra a gripe. Neste ano, os grupos prioritários estão se vacinando por fases.

Em Esmeralda, agora está em andamento a Fase 3, na qual podem se imunizar pessoas com comorbidades. No próximo sábado (19/06) ocorre o Dia D de vacinação contra a gripe para este grupo prioritário.

É importante salientar que a Secretaria de Saúde analisa o histórico de vacinação de cada paciente para que sejam respeitados os prazos necessários entre a vacina da gripe e a vacina contra a covid-19.