PUBLICADO EM: 30/11/2023

Esmeralda: 60 Anos de história e conquistas marcadas por inaugurações e reconhecimento

Esmeralda, ao celebrar seu sexagésimo aniversário, não apenas reuniu a comunidade em eventos vibrantes, mas também marcou a ocasião com inaugurações significativas. As festividades começaram com a 10ª Festa do Idoso em 14 de novembro, seguida pela empolgante escolha do Bebê PIM em 17 de novembro, que envolveu a comunidade em uma campanha envolvente no Facebook.

O baile social, realizado em parceria com o Lions Club em 18 de novembro, foi embalado pela Banda Sabor do Som, preparando o terreno para a 3ª Feira do Livro e Artesanato nos dias 21 e 22 de novembro. A feira contou com o ilustre compositor gaúcho Mauro Moraes como patrono e homenageou Telmo Luiz Paganella, escritor local, e a talentosa pintora Laís Pacheco Sgorla que realizou a exposição de suas telas.

A Feira do Livro, em colaboração com o grupo Cataventus e a Editora Correa, proporcionou momentos culturais enriquecedores para todas as idades. O poeta Rafael Ferreira, representando Vacaria, apresentou sua obra "Dos Rincões da Minha Saudade" em uma exposição única.

O fim de semana foi marcado pelo tradicionalismo com o 7º Rodeio Nacional, apresentando laço individual, duplas, quartetos e gineteada. Os Monarcas abrilhantaram a sexta-feira (24/11), proporcionando uma noite memorável. A Abertura Oficial, no sábado (25/11), contou com a presença de ilustres convidados, incluindo o ex-prefeito Antônio Carlos Silva Alves, o vice-prefeito Jossemir Teixeira, deputados, vereadores e representantes do legislativo.

O sábado foi marcado por inaugurações notáveis, como a pavimentação das vias de acesso no Memorial José Mendes, o descerramento de faixas do galpão crioulo Espaço Nativo Xiruzinho e a rede elétrica do Parque. Todos esses investimentos contaram com o apoio do Governo Estadual, evidenciando um compromisso conjunto com o desenvolvimento local. A noite foi encerrada com a animação de Paulinho Mocelin.

O domingo (26/11) reservou as emocionantes finais do laço em família, duplas e individual, quarteto e gineteada, além da disputa de vaca parada. O encerramento ficou por conta da Banda Paz.

A administração municipal expressa profundo agradecimento a todos que prestigiaram e participaram ativamente da comemoração dos 60 anos de Esmeralda, contribuindo para que esse marco seja lembrado com carinho por gerações.