PUBLICADO EM: 23/09/2023

Solidariedade e tradicionalismo se destacam em setembro em Esmeralda

O mês de setembro no Rio Grande do Sul, conhecido por suas celebrações farroupilhas e homenagens à independência do Brasil, este ano, tomou um rumo inesperado devido ao impacto das intensas chuvas que afetaram diversas cidades do estado.

Uma das mudanças mais notáveis foi a substituição dos tradicionais desfiles e cavalgadas por ações solidárias de arrecadação de donativos para ajudar as cidades afetadas pelas enchentes. Essa demonstração de solidariedade demonstrou a resiliência e a união da comunidades esmeraldense diante de adversidades.

Para os estudantes foram programadas atividades diferenciadas. O Sr. Aurélio Antônio Goulart, homenageado da Semana Farroupilha pela Câmara de Vereadores, participou ativamente da comunidade, inclusive da chegada da Chama Crioula no Município. Na EMEI Zulmira Nery da Silva, as crianças desfrutaram de um café campeiro e cirandas, na companhia da Prenda Mariana Dallegrave.

A Câmara de Vereadores sediou uma Sessão Solene em homenagem ao munícipe ilustre e à comunidade da Extrema, e também foi palco da final do Concurso Municipal de Declamação, destacando o comprometimento cultural da região.

O CTG Rincão da Amizade realizou um encontro cultural organizado pela Prenda Juvenil Giovana Cardoso Borges, com o apoio da patronagem dos peões e prendas. O CTG Pioneiros do Laço promoveu um café campeiro, acompanhado de emocionantes apresentações das invernadas de Esmeralda e Pinhal da Serra.

Na véspera do feriado, o jantar dançante Tio Ruy foi animado pelo grupo Sina Gaúcha e no dia 20 de setembro aconteceu o Rancho Madureira com os Campeiros de Cristo, no Centro de Eventos 27 de Novembro.

No último final de semana, a Administração Municipal liderou uma mobilização para entregar as doações arrecadadas ao longo do mês para o município de Roca Sales, destacando o compromisso da comunidade em apoiar quem precisa e o agradecimento a todos que se envolveram nessa nobre causa.