NOTÍCIAS

PUBLICADO EM: 17/03/2023

Grupos de hipertensos e diabéticos retomam atividades

As equipes da Estratégia e Saúde da Família e Rede Bem Cuidar da UBS Dr. Antônio Dias Fernandes retomaram – em fevereiro – as atividades do grupo de diabéticos e hipertensos, que estavam parados desde o início da pandemia.



Os grupos de hiperdia são realizados duas vezes por mês, nas terças-feiras no período da tarde. A cada quinze dias o grupo é intercalado entre cidade e interior, para que possa abranger a população de todas as microáreas do Município. Estes grupos contam com a participação ativa dos Agentes Comunitários de Saúde, que são os responsáveis pela organização da reunião na sua microárea.



O primeiro grupo ocorreu no Centro de Eventos 27 de Novembro e o tema foi Fevereiro Laranja e Roxo – Lúpus, Leucemia e Alzheimer, abordado pelo médico Gabriel Camargo Cruz. O segundo grupo aconteceu na comunidade do Guabiju, com o tema Alimentação para prevenção e controle de diabetes e hipertensão, tratado pela estagiária de Nutrição Jéssica Silveira.



Nos encontros também são feitas as avaliações multidimensionais do idoso, aferição dos sinais vitais, a médica renova receitas de medicações para hipertensão e diabetes e o farmacêutico entrega os remédios.



O terceiro encontro do grupo hiperdia será na próxima terça-feira, dia 21 de março, às 13h30min, no Centro de Eventos 27 de Novembro com o tema: “Saúde mental e a influência na pressão e diabetes”.

COMPARTILHAR: