NOTÍCIAS

PUBLICADO EM: 18/11/2021

Sua vez de se vacinar já chegou? Então não deixe para depois e se imunize!

A sua vez de se imunizar contra o coronavírus já chegou? Então não deixe para depois, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Esmeralda e se vacine! A vacina é fundamental para te proteger contra a covid-19. É um ato de cuidado consigo mesmo e também de cidadania para ajudar a conter a propagação do vírus.

Ainda não fez a primeira dose? Então vá urgentemente até a UBS se vacinar. Todas as faixas etárias do público adulto já foram contempladas pela Secretaria de Saúde, então não tem desculpa, cuide de sua saúde e se vacine. Além disso, Esmeralda já está imunizando adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose. Esta é sua faixa etária? Então se vacine também.

Fez a primeira dose, mas perdeu o prazo para a segunda dose? Não brinque com isso. A proteção só atinge o nível recomendado tomando todas as doses determinadas pelos órgãos de saúde. Então, fique atento aos prazos e quando chegar a sua vez de tomar a segunda dose, se vacine.

O mesmo vale para a dose de reforço, que neste momento em Esmeralda é aplicada em pessoas com mais de 60 anos e que já tenham cumprido o intervalo de cinco meses com relação à segunda dose, conforme a nova recomendação do Ministério da Saúde. A próxima ação de vacinação para este público ocorre na segunda-feira (22), às 9h, na UBS. A dose de reforço, também chamada de terceira dose, é fundamental para garantir a proteção recomendada contra o vírus.

Por mais que a pandemia esteja perdendo força no Brasil, para estarmos realmente protegidos é fundamental que todos tenham recebido todas as doses recomendadas de acordo com cada tipo de vacina. Por falar nisso, é fundamental seguir à risca as regras determinadas pelas autoridades de saúde no Programa Nacional de Imunizações (PNI), seja a quantidade de doses conforme o tipo de vacina, o momento de se vacinar e o principal, não escolha fabricante da vacina que vai receber. Vacina boa é aquela no seu braço!

A gente sabe que receber a vacina pode causar algumas reações. Porém, além de ser normal isso ocorrer, via de regra são pequenos sintomas e que duram poucos dias. Isso não pode ser motivo para você não se vacinar ou interromper o ciclo vacinal, tomando a primeira dose, mas desistindo da segunda, por exemplo. Pequenas reações são normais. É melhor passar por esses efeitos leves da vacina do que não estar protegido contra o coronavírus, não é mesmo?

Então já sabe né, se o calendário de vacinação está contemplando a sua faixa etária com alguma dose procure a UBS e se vacine! Além de se imunizar, lembre-se também de manter os seguintes cuidados para evitar a propagação do coronavírus:

- Use a máscara facial;
- Higienize suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
- Não retire a máscara facial ao tossir ou espirrar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar;
- Evite aglomerações;
- Respeite o distanciamento social!

COMPARTILHAR: