NOTÍCIAS

PUBLICADO EM: 21/10/2021

Câncer de Mama: um cuidado permanente!

Estamos em outubro. Nos últimos anos, este mês tem sido dedicado a chamar a atenção da população para uma questão de saúde muito importante: o cuidado com o câncer de mama. Através da campanha Outubro Rosa, todos são convidados a refletir sobre este tema.

O grande objetivo da campanha é incentivar a conscientização da sociedade. As ações de divulgação visam atingir tanto a mulher, para que se informe sobre o câncer de mama e se previna, quanto o homem, para que incentive a conscientização nas mulheres da sua família. Apesar de um mês dedicado a esta reflexão, o cuidado com a doença deve acontecer durante todo o ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, com exceção da região Norte, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil. Ou seja, o cuidado com essa doença é de fundamental importância.

Apesar da gravidade do câncer de mama, quando descoberto precocemente, a chance de cura é grande. Por isso, listamos alguns cuidados que as mulheres devem ter para se proteger:

- Tenha uma alimentação saudável;

- Controle o peso corporal e evite a obesidade;

- Realize atividade física regularmente;

- Não fume e evite o consumo de bebidas alcoólicas;

- Amamente seu bebê, pois a amamentação é um fator de prevenção;

- Realize o autoexame das mamas mensalmente. Caso encontre um caroço ou outra anormalidade, procure orientação médica imediatamente;

- Realize o exame de mamografia após os 40 anos.

- É fundamental que toda a sociedade se informe sobre um tema tão importante quanto o câncer de mama. As mulheres devem seguir os cuidados necessários para se proteger, durante o ano todo, especialmente a realização do autoexame e da mamografia após os 40 anos. Os homens também devem se informar sobre o tema e incentivar a conscientização e os cuidados nas mulheres das suas famílias - destaca Clecius Pacheco, secretário de Saúde de Esmeralda.

Para mais informações sobre os cuidados com o câncer de mama, entre em contato com a Secretaria de Saúde de Esmeralda, através do telefone (54) 3354-1680, ou se dirigindo até a Unidade Básica de Saúde (UBS). Os números telefônicos da UBS são (54) 3354-1634 e (54) 3354-1393.

COMPARTILHAR: