NOTÍCIAS

PUBLICADO EM: 14/10/2021

Secretaria de Saúde reforça que os cuidados com o coronavírus devem ser mantidos

A Secretaria de Saúde de Esmeralda reforça a todos os moradores que a pandemia de coronavírus não acabou. Pelo contrário, todos os cuidados de prevenção com a covid-19 devem ser mantidos, pois mesmo que no país a doença registre uma incidência menor, casos de coronavírus continuam sendo registrados pelos municípios.

Para evitar a propagação da covid-19, siga todos os cuidados:
- Higienize suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
- Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar;
- Use máscara;
- Evite aglomerações
- Fique atento ao calendário de imunização e vacine-se quando chegar a sua vez.

- Mesmo com o avanço da vacinação, é fundamental que toda a população continue mantendo os cuidados de prevenção. Outra orientação importante é quanto aos pacientes positivados ou monitorados. Ambos devem respeitar o isolamento social e, em caso de descumprimento, podem ser responsabilizados judicialmente. Precisamos do esforço de todos para vencer a pandemia - destaca Clecius Pacheco, secretário de Saúde de Esmeralda.

Como a grande arma para derrotar a pandemia é a vacinação, a Secretaria de Saúde de Esmeralda ressalta que é fundamental que todos os moradores se vacinem quando chegar a sua vez.

Em Esmeralda, o calendário de vacinação já contemplou todas as pessoas acima de 18 anos com a primeira dose. Caso algum adulto ainda não tenha se imunizado com a primeira dose, a orientação é se dirigir até a Secretaria de Saúde para receber a vacina.

Quanto à segunda dose para os adultos, o Município está realizando a imunização mediante o recebimento de vacinas e respeitando o devido intervalo de tempo com relação à primeira dose.

A Secretaria de Saúde também está aplicando a terceira dose da vacina em idosos e imunossuprimidos. Quem tem acima de 70 anos já pode entrar em contato com a Secretaria e agendar sua vacina.

Também está em andamento a imunização de adolescentes sem comorbidades. Quem tem entre 12 e 17 anos pode entrar em contato com a Secretaria para se informar sobre quando se vacinar, já que somente a vacina da Pfizer pode ser aplicada em pessoas desta faixa etária.

Em Esmeralda, 2.478 pessoas já receberam a primeira dose contra o coronavírus, 75% de toda a população. Com a segunda dose, dose única e dose de reforço, Esmeralda soma 1.716 pessoas, 51,93% do total de habitantes do município.

COMPARTILHAR: