PUBLICADO EM: 29/09/2021

Esmeralda apresenta superávit nas contas do 2° quadrimestre

A administração municipal de Esmeralda encerrou o segundo quadrimestre de 2021 com superávit nas contas públicas. O resultado segue uma tendência positiva nos números, já que o primeiro quadrimestre também foi encerrado com superávit.

A receita total para o segundo quadrimestre de 2021 estava prevista em R$ 14.002.763,05, enquanto que a arrecadação realizada ficou em R$ 17.958.041,16, ou seja, 18,83% acima da previsão inicial.

O resultado referente ao balanço de 1° de janeiro a 31 de agosto de 2021 aponta que o total de despesas no período ficou em R$ 12.277.037,30. Com isso, a administração municipal de Esmeralda obteve um superávit de R$ 5.681.003,86.

Deste total, parte já está empenhada em investimentos que serão feitos pelo Município e que ficam contabilizados no segundo quadrimestre, o que resultará em um saldo positivo de R$ 3.432.525,44 para a Prefeitura de Esmeralda no período.

Estes números fazem parte de um relatório elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda, que foi apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (28). A reunião foi transmitida online para que a comunidade esmeraldense pudesse acompanhar.

- Os números evidenciam que a administração municipal está fazendo a sua parte, mantendo os serviços em funcionamento e conseguindo economizar recursos. Fazer economia nos possibilita realizar investimentos de forma segura, respeitando a transparência e gerindo com responsabilidade os recursos públicos - destaca o prefeito de Esmeralda, João Pereira.

Ainda segundo o relatório da Secretaria da Fazenda, a execução financeira de Esmeralda no período resultou no real cumprimento das metas fiscais. Além disso, o Município está cumprindo com as exigências legais aplicadas a órgãos públicos.