NOTÍCIAS

PUBLICADO EM: 24/09/2021

Esmeralda aplica dose de reforço por meio de agendamento

A partir da definição do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Esmeralda está aplicando a dose de reforço contra o coronavírus em pessoas acima de 70 anos e imunossuprimidos. A vacinação está ocorrendo por meio de agendamento, onde a equipe da Secretaria entra em contato com quem precisa receber a dose e orienta esse paciente para que procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) para se imunizar.

Também chamada de terceira dose, a dose de reforço visa proporcionar maior proteção contra a covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, no caso dos idosos, ela deve ser aplicada 6 meses após a segunda dose ou dose única, e as pessoas imunossuprimidas devem respeitar um intervalo de 28 dias.

- A equipe da Secretaria de Saúde faz o levantamento por data de aplicação dentro do público-alvo contemplado com a dose de reforço e faz o contato com esses pacientes para que procurem a UBS. Em paralelo a isso, seguimos com a aplicação da segunda dose no público adulto - explica Clecius Pacheco, secretário de Saúde de Esmeralda.

Com relação à primeira dose, Esmeralda concluiu a aplicação por faixas etárias no público adulto e também em menores de 18 anos com comorbidades. Com a autorização do Ministério da Saúde para a vacinação de menores de 18 anos sem comorbidades, mediante o recebimento de doses, o Município vai imunizar também esse público.

Esmeralda já aplicou a primeira dose da vacina contra o coronavírus em 2.325 pessoas, o equivalente a 70,36% do número total de habitantes do município. Com a segunda dose, dose única e dose de reforço, Esmeralda soma 1.359 pessoas, 41,13% de toda a população.

A Secretaria de Saúde de Esmeralda reforça que é fundamental que todos os moradores, tanto quem já foi vacinado como quem ainda aguarda a sua dose, sigam as orientações e mantenham todos os cuidados necessários para prevenir o coronavírus, especialmente evitar aglomerações, higienizar-se constantemente e usar máscara facial.

foto: Ministério da Saúde

COMPARTILHAR: