PUBLICADO EM: 01/09/2021

Município investe para qualificar a Educação

Uma das prioridades da administração municipal de Esmeralda é a Educação e, por isso, a área tem recebido fortes investimentos.
Um exemplo são as atividades visando a formação continuada dos professores. No começo deste ano letivo, a equipe participou do Seminário Sesc de Educação Online, que proporcionou palestras com pesquisadores que são referência na área.
Mais recentemente, os professores da rede municipal também participaram de dois outros eventos: o Fórum Online Sesc de Educação "Histórias e Culturas Indígenas e Afro-Brasileiras na Escola: Percursos e Desafios" e a formação "Novas formas de superação", promovida pelo Fundo Social do Sicredi, projeto destinado a dar suporte aos professores em relação à Educação Inclusiva.

Aulas presenciais
Após a redução no número de casos de coronavírus no município e embasada nas regras de prevenção definidas pelo governo estadual, a Secretaria de Educação retomou as aulas presenciais na rede municipal no dia 5 de julho.
Para este retorno, uma série de medidas de prevenção são adotadas todos os dias, especialmente o respeito ao distanciamento social e a exigência de que todos usem a máscara facial. Além disso, todos os profissionais que atuam na Educação em Esmeralda já receberam as duas doses ou a dose única da vacina contra o coronavírus.

Infraestrutura
A infraestrutura também não tem ficado de lado. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Nicanor Kramer da Luz foi realizada uma reforma completa nos banheiros e também foram adquiridos um novo ponto eletrônico, novos armários para otimizar algumas atividades cotidianas da escola, uma nova impressora e jalecos para a equipe. Recentemente, foi instalada uma cobertura na entrada da escola para proteger os alunos em dias de chuva.
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Zulmira Nery da Silva também recebeu novos armários para a sala dos professores, jalecos para toda a equipe e uma nova máquina de lavar roupas.
Um dos destaques dos investimentos em infraestrutura foi a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras na Escola Zulmira, proporcionando ainda mais segurança para alunos, pais e profissionais que trabalham no estabelecimento de ensino. Futuramente, o Município também irá implantar o sistema na Escola Nicanor.

Incentivo à leitura
Um dos pilares para uma educação de qualidade certamente é a dedicação à leitura. Por isso, a Secretaria de Educação de Esmeralda incentiva o hábito de ler em seus estudantes e adquiriu recentemente livros de literatura infanto-juvenil e mapas para a Escola Nicanor.
Já os estudantes da Escola Zulmira agora contam com uma nova sala de leitura. O espaço oferece livros, local para acomodar os alunos e uma decoração especial para incentivar os pequenos a lerem desde cedo.

Novos instrumentos para a Banda Municipal
Outro importante investimento foi a compra de novos instrumentos para a Banda Marcial Municipal Pastor Julio de Oliveira Paz. A Banda agora conta com: 1 Trompete Si Bemol Eagles, 1 Trombone Sinfônico com Registro Eagles, 3 caixas claras com colete modelo march Band Prince, 3 bumbos fuzileiros march Band, 4 clarinetas Michael Si Bemol 21 chaves, saxofone Alto Eb e Trompete Bb Michael. Os instrumentos são de altíssima qualidade e vão contribuir para apresentações cada vez mais qualificadas.

Outras ações na Educação
Para recepcionar os alunos na volta às aulas presenciais no dia 5 de julho, a equipe da Escola Nicanor pintou os muros da escola com temáticas relativas à educação e também para dar um toque especial na decoração do local.
Quem também recebeu pinturas foram algumas paredes externas de salas de aula. Esta foi uma atividade da disciplina de Inglês, inserindo conhecimentos sobre o idioma nas paredes como mais uma forma de incentivar a aprendizagem.
Alunos da Escola Nicanor também participam da Oficina de Dança, mais uma atividade extracurricular que proporciona conhecimento aos estudantes.
No mês de agosto, no dia 11, os alunos da rede municipal comemoraram o Dia do Estudante, onde cada um recebeu um bombom para marcar a data. Neste mesmo mês, a Secretaria de Educação também realizou a Semana do Folclore, com destaque para um evento no dia 20 que proporcionou aos estudantes várias apresentações culturais. A atividade foi realizada respeitando os cuidados necessários com o coronavírus.