Prefeitura de Esmeralda
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Legislação


Lei: 365/1990
LEI MUNICIPAL Nº 365/90 de 03 de Abril de l990

DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


O Prefeito Municipal de Esmeralda RS.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no art. 29º do inciso I da Lei Orgânica Municipal que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

TÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º- Esta Lei institui o regime jurídico dos servidores Públicos do Município de Esmeralda.
Art. 2º- Para os efeitos desta Lei, servidor Publico é a pessoa legalmente investida em cargo público.
Art. 3º- Cargo público é o criado em Lei, em número certo, com denominação própria, remunerado pelos cofres municipais, ao qual corresponde um conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a servidor público.
Parágrafo Único - Os cargos públicos serão de provimento efetivo ou em comissão.
Art. 4º- Á investidura em cargo público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos ressalvadas as nomeações para cargos em comissão declarados em Lei de livre nomeação e exoneração.
§ 1º - Á investidura em cargo do magistério Municipal, será pôr concurso de provas e títulos.
§ 2º - Somente poderão ser criados cargos de provimento em comissão para atender encargos de direção, chefia ou assessoramento.
Art. 5º- Função Gratificada é a instituída pôr Lei para atender a encargos de direção, chefia ou assessoramento, sendo privativa de servidor detentor de cargo de provimento efetivo, sendo observados os requisitos para o exercício.
Art. 5º - Função gratificada é a instituída por Lei, para atender a encargos de direção, chefia ou assessoramento, sendo privativa de detentor de cargo de provimento efetivo, observados os requisitos para provimento. ( Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 6º- É vedado cometer ao servidor atribuições diversas das de seu cargo, exceto encargos de direção, chefia ou assessoramento e comissões legais.

TÍTULO I
DO PROVIMENTO E DA VACÂNCIA

CAPÍTULO I
DO PROVIMENTO

SEÇÃO I
Disposições Gerais

Art. 7º- São requisitos para básicos para ingresso no serviço publico municipal:
I - ser brasileiro;
II - ter idade mínima de dezoito anos;
III - estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
IV - gozar de boa saúde física e mental, comprovada mediante exame médico;
V - ter atendido as condições prescritas em lei para o cargo;
Art. 8º- Os cargos públicos serão providos por:
I - nomeação;
II - recondução
III - readaptação;
IV - reversão;
V - reintegração;
VI - aproveitamento;
VII - promoção
Art. 8º - Os cargos públicos serão providos por:
I - nomeação;
II - recondução;
III - readaptação;
IV - reversão;
V - reintegração;
VI - aproveitamento.(Alter. Cfe. Lei Munic. 811/97 de 06 de Junho de 1997).


SEÇÃO
Do concurso publico

Art. 9º - As normas gerais para a realização de concurso serão estabelecidas em regulamento.
Parágrafo Único - Além das normas gerais, os concursos serão regidos pôr instruções especiais, que deverão ser expedidas pelo órgão competente, com ampla publicidade.
Art. 10º - Os limites de idade para a inscrição em concurso público serão fixados em lei, de acordo com a natureza de cada cargo.
Parágrafo Único - O candidato deverá comprovar que, na data da abertura das inscrições, não havia ultrapassado a idade limite máxima para o recrutamento.
Art. 11º - O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável, uma vez, por igual prazo.
§ Único - Oferecida a vaga ao concursado e, não aceitando este a nomeação, ser-lhe-á facultado nova chamada, em prazo não inferior a dez dias da primeira. Ocorrendo novamente a recusa na aceitação da nomeação será o concursado excluído do rol. (alter. Cfe. Lei Munic. n.º 376/90 de 22 de Junho de 1990).

§ Único - Oferecida a vaga ao concursado, terá dez dias para se manifestar, não acentando este a nomeação, será o concursado excluído do rol. (alter. Cfe. Lei Muncipal nº 1495/08 de 04 de julho de 2008).

SEÇÃO I
Da Nomeação

Art. 12º - A nomeação será feita:
I - em comissão, quando se tratar de cargo que, em virtude de lei, assim deva ser provido;
II - em caráter efetivo, nos demais cargos.
Art. 13º - Á nomeação em caráter efetivo obedecerá á ordem de classificação dos candidatos no concurso público.

SEÇÃO IV
Da Posse e do Exercício

Art. 14º - Posse é a aceitação expressa das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura de termo pela autoridade competente e pelo compromissado.
§ 1º - A posse dar-se-á no prazo de até dez dias contados da data de publicação do ato de nomeação, podendo, a pedido, ser prorrogado pôr igual período.
§ 2º - No ato da posse o servidor apresentar, obrigatoriamente, declaração sobre o exercício de outro cargo, emprego em função pública, e, nos casos que alei indicar, declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio.
Art. 15º - Exercício é o desempenho das atribuições do cargo pelo servidor.
§ 1º - É de dois dias o prazo para o servidor entrar em exercício,
contados da data da posse.
§ 2º - Será tornado sem efeito o ato de nomeação, se não ocorrer a posse e o exercício, nos prazos legais.
§ 3º - O exercício deve ser dado pelo chefe da repartição para a qual o servidor for designado.
Art. 16º - Nos casos de reintegração, reversão e aproveitamento,
o prazo de que trata o § 1º do artigo anterior será contado da data da publicação do ato.
Art. 17º - A promoção, a readaptação e a recondução, não interrompem o exercício.
Art. 18º - O inicio, a interrupção e o reinicio do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.
Parágrafo Único - Ao entrar em exercício o servidor apresentará, ao órgão de pessoal, os elementos necessários ao assentamento individual.
Art. 19º - O servidor que, pôr prescrição legal, deva apresentar caução como garantia, não poderá entrar em exercício sem prévia satisfação dessa exigência.
§ 1º - A caução poderá ser feita pôr uma das modalidades seguintes:
I - depósito em moeda corrente;
II - garantia hipotecária;
III - título de dívida pública;
IV - seguro fidelidade funcional, emitido pôr instituição legalmente
autorizada.
§ 2º - No caso de seguro, as contribuições referentes ao prêmio serão descontadas do servidor segurado, em folha de pagamento.
§ 3º - Não poderá ser autorizado o levantamento da caução antes de tomadas as contas do servidor.
§ 4º - O responsável pôr alcance ou desvio de material não ficará isento da ação administrativa e criminal, ainda que o valor da caução seja superior ao montante do prejuízo causado.


SEÇÃO V
Da estabilidade

Art. 20º - Adquire estabilidade, após dois anos de efetivo exercício o servidor nomeado pôr concurso público.
Art. 20º - Adquire estabilidade, após três anos de efetivo exercício o servidor nomeado pôr concurso público.(alter.conf. Lei nº 1243/08 de 24 de dezembro de 2004).
Parágrafo único - Regulamenta adequação proporcional a avaliação de Servidor Público Municipal na vigência da lei anterior para a lei Municipal nº 1243/04 de 24 de dezembro de 2004. (alt. Conf. Lei nº 1268/05 de 22 de abril de 2005).


Art. 21º - O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

Art. 21º - O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado , mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa ou para cumprimento dos limites da despesa com pessoal, nos termos da constituição Federal e da Legislação correlata. (alter. Cfe. Lei Muncipal nº 1495/08 de 04 de julho de 2008).

Art. 22º - Enquanto não adquirir a estabilidade, poderá o servidor ser exonerado no interesse do serviço público nos seguintes casos:
I - inassiduidade;
II - indisciplina ;
III - insubordinação;
V - ineficiência;
VI - má conduta;
§ 1º Ocorrendo hipótese prevista neste artigo, o chefe imediato do servidor representará á autoridade competente, a qual deverá dar vista ao servidor,
a fim de que o mesmo possa apresentar sua defesa, no prazo de cinco dias.
§ 2º Decorrido o prazo defesa, apresentada esta ou não, e atendidas as diligências eventualmente requeridas e determinadas, a autoridade competente decidirá, no prazo de cinco dias, em ato motivado, pela exoneração do servidor, ou sua manutenção no cargo, continuando, neste caso, sob observação.
‘’Art. 22º - Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes quesitos:
I - assiduidade;
II - pontualidade;
III - disciplina;
IV - eficiência;
V - responsabilidade;
VI - relacionamento.
§ 1º - Três meses antes de findo o período de estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada de acordo com o que dispuser a Lei ou regulamento, sem prejuízo da continuidade de apuração dos quesitos enumerados nos incisos I a VI deste artigo.
§ 2º - Verificado em qualquer fase do estágio, seu resultado totalmente insatisfatório pôr três avaliações consecutivas, será processada a exoneração do servidor, observado o disposto em regulamento.
§ 3º - Sempre que se concluir pela exoneração do estágio, ser-lhe-á aberto vistas do processo, pelo prazo de 05 (cinco) dias úteis para apresentar a defesa.
§ 4º - O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto nos artigos 23º ou no art. 244º parágrafo único da mesma lei.’’ ( Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 727 de 02 de Junho de 1995).

’Art. 22º - Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 36 (trinta e seis ) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes quesitos:
I - assiduidade;
II - pontualidade;
III - disciplina;
IV - eficiência;
V - responsabilidade;
VI - relacionamento.

§ 1º - É condição para a aquisição da estabilidade a avaliação do desempenho no estágio probatório por Comissão Especial, nos termos deste artigo.


§ 2º - A avaliação será realizada por trimestre e a cada uma corresponderá um competente boletim.


§ 3º - A avaliação do servidor ocorrerá no efetivo exercício do cargo para o qual foi nomeado.


§ 4º - Somente os afastamentos decorrentes do gozo de férias legais não prejudicam a avaliação do trimestre.

§ 5º - Quando os afastamentos, no período considerando, forem superiores às suas atribuições, retomando-se a contagem do tempo anterior para efeito do trimestre.
§ 6º - Três meses antes de findo o período de estágio probatório, a avaliação do desempenho do servidor, realizada de acordo com o que dispuser a lei ou regulamento, será submetida à homologação, da autoridade competente, sem prejuízo da continuidade de apuração dos quesitos enumerados nos incisos I e IV do art. 2º.


§ 7º - Em todo o processo de avaliação, o servidor deverá ter vista de cada boletim de estágio, podendo se manifestar sobre os itens avaliados pela(s) respectiva(s) chefia(s), devendo apor sua assinatura.

§ 8º - O servidor que não preencher algum dos requisitos do estágio probatório deverá receber orientação adequada para que possa corrigir as deficiências.

§ 9º - Verificando, em qualquer fase do estágio, resultado insatisfatório por três avaliações consecutivas, será processada a exoneração do servidor.

§ 10º - Sempre que se concluir pela exoneração do estagiário, ser-lhe-á assegurada vista do processo, pelo prazo de cinco dias úteis, para apresentar defesa e indicar as provas que pretende produzir.

§ 11º - A defesa, quando apresentada, será apreciada em relatório conclusivo, por comissão especialmente designada pelo prefeito, podendo, também, serem determinadas diligências e ouvidas testemunhas.

§ 12º - O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado e reconduzido ao cargo anteriormente ocupado,se era estável, observado o disposto no artigo 23.
§ 13º - O estagiário, quando convocado, deverá participar de todo e qualquer curso específico referente às atividades de seu cargo.

§ 14º - Nos casos de cometimento de falta disciplina]r, inclusive durante o primeiro e o último trimestre, o estagiário terá a sua responsabilidade apurada através de sindicância ou processo administrativo disciplinar, observadas as normas estatutárias, independente da continuidade da apuração do estágio probatório pela Comissão Especial.
( Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 1243/04 de 24 de Dezembro de 2004).

SEÇÃO VI
Da recondução

Art. 23º - Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.
§ 1º - A recondução decorrerá de :
a) falta de capacidade e eficiência no exercício de outro cargo de provimento efetivo; e
b) reintegração do anterior ocupante .
§ 2º - Á hipótese de recondução de que trata a alínea ‘a’ do parágrafo anterior, será apurada nos termos dos parágrafos do art. 22º e somente poderá ocorrer no prazo de dois anos a contar do exercício em outro cargo.
§ 3º - Inexistindo vaga, serão cometidas ao servidor as atribuições do cargo de origem, assegurados os direitos e vantagens decorrentes, até o regular provimento.

SEÇÃO VII
Da Readaptação

Art. 24º - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física e mental, verificada em inspeção médica.
§ 1º - A readaptação será efetivada em cargo de igual padrão de vencimento ou inferior.
§ 2º - Realizando-se a readaptação em cargo de padrão inferior, ficará assegurado ao servidor vencimento correspondente ao cargo que ocupava.
§ 3º - Inexistindo vaga serão cometidas ao servidor as atribuições do cargo indicado, até o regular provimento.



SEÇÃO VIII

Da Reversão

Art. 25º - Reversão é o retorno do servidor aposentado pôr invalidez à atividade no serviço público municipal, verificado, em processo, que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.
§ 1º - A reversão far-se-á a pedido ou de ofício, condicionada sempre à existência de vaga.
§ 2º - Em nenhum caso poderá efetuar-se a reversão sem que, mediante inspeção médica, fique provada a capacidade para o exercício do cargo.
§ 3º - Somente poderá ocorrer reversão para cargo anteriormente ocupado ou, se transformado, no resultante de transformação.
Art. 26º - Será tornada sem efeito a reversão e cassada a aposentadoria do servidor que, dentro do prazo legal, não entrar no exercício do cargo para o qual haja sido revertido, salvo motivo de força maior, devidamente comprovado.
Art. 27º - Não poderá reverter o servidor que contar setenta anos de idade.
Art. 28º - A reversão dará direito à contagem do tempo em que o servidor esteve aposentado, exclusivamente para nova aposentadoria.


SEÇÃO IX

Da reintegração

Art. 29º - Reintegração é a investidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão pôr decisão judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
Parágrafo Único - Reintegrado o servidor e não existindo vaga, aquele que houver ocupado o cargo será reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade.


SEÇÃO X

Da disponibilidade e do aproveitamento

Art. 30º - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade remunerada.
Art. 31º - O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento em cargo equivalente pôr sua natureza e retribuição aquele de que era titular.
Parágrafo Único - No aproveitamento terá preferência o que estiver há mais tempo em disponibilidade e, no caso de empate, o que contar mais tempo de serviço público municipal.
Art. 32º - O aproveitamento de servidor que se encontre em disponibilidade há mais de doze meses dependerá de prévia comprovação de sua capacidade física e mental, pôr junta médica oficial.
Parágrafo Único - Verificada a incapacidade definitiva, o servidor em disponibilidade será aposentado.
Art. 33º - Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, contado da publicação do ato de aproveitamento, salvo doença comprovada pôr inspeção médica.

SEÇÃO XI

Da promoção

Art. 34º - As promoções obedecerão às regras estabelecidas na lei que dispuser sobre planos de carreira dos servidores municipais.
CAPÍTULO II
DA VACÂNCIA

Art. 35º - A vacância do cargo decorrerá de:
I - exoneração;
II - demissão;
III - readaptação;
IV - recondução;
V - aposentadoria;
VI - falecimento;
VII - promoção.
Art. 35º - A vacância do cargo decorrerá de:
I - exoneração;
II - demissão;
III - readaptação;
IV - recondução;
V - aposentadoria;
VI - falecimento.(Alter. Cfe. Lei Munic. n.º 811/97 de 06 e Junho de 1997).

Art. 36º - Dar-se-á a exoneração:
I - a pedido;
II - de ofício quando:
a) se tratar de cargo de comissão;
b) de servidor não estável nas hipóteses do art. 22º, desta lei;

c) ocorrer posse de servidor não estável em outro cargo inacumulável, observado o disposto no $$ 1º e 2º do art. 145º desta Lei.
Art. 37º - A abertura de vaga ocorrerá na data da publicação da lei que criar o cargo ou ato que formalizar qualquer das hipóteses previstas no art. 35º .
Art. 38º - A vacância de função gratificada dar-se-á pôr dispensa, a pedido ou de ofício, ou pôr destituição.
Parágrafo Único - A destituição será aplicada como penalidade, nos casos previstos nesta lei.


TÍTULO III
Das Mutações Funcionais

Art. 39º - Dar-se-á a substituição de titular de cargo de comissão ou de função gratificada durante o seu impedimento legal.
§ 1º - Poderá ser organizada e publicada no mês de janeiro a relação de substitutos para o ano todo.
§ 2º - Na falta dessa relação, a designação será feita em cada caso.
Art. 40º - O substituto fará jus ao vencimento do cargo em comissão ou do valor da função gratificada, se a substituição ocorrer pôr prazo superior a quinze dias.


CAPÍTULO II
Da remoção

Art. 41º - Remoção é o deslocamento do servidor de uma para outra repartição.
§ 1º - a remoção poderá ocorrer :
I - a pedido, atendida a conveniência do serviço
II - de ofício, no interesse da administração.
Art. 42º - A remoção será feita pôr ato da autoridade competente.
Art. 43º - A remoção pôr permuta será precedida de requerimento firmado pôr ambos os interessados.

CAPÍTULO III
Do exercício de função de confiança

Art. 44º - O exercício de função de confiança pelo servidor público efetivo, poderá ocorrer sob a forma de função gratificada.
Art. 45º - A função gratificada instituída pôr lei para atender encargos de direção, chefia ou assessoramento, que não justifiquem a criação de cargo em comissão.
Parágrafo Único - A função gratificada poderá também ser criada em paralelo com o cargo em comissão, como forma alternativa de provimento da posição de confiança, hipótese em que o valor não poderá ser superior a cinqüenta pôr cento do vencimento do cargo em comissão.
Art. 46º - A designação para o exercício da função gratificada, que nunca será cumulativa com o cargo em comissão, será feita pôr ato expresso da autoridade competente.
Art. 47º - O valor da função gratificada será percebido cumulativamente com o vencimento do cargo de provimento efetivo.
Art. 48º - O valor da função gratificada continuará sendo percebido pelo servidor que, sendo seu ocupante, estiver ausente em virtude de férias, luto, casamento, licença para tratamento de saúde, licença à gestante ou paternidade, serviços obrigatórios pôr lei ou atribuições decorrentes de seu cargo ou função.
Art. 49º - Será tornada sem efeito a designação do servidor que não entrar no exercício da função gratificada no prazo de dois dias a contar do ato de investidura.
Art. 50º - O provimento de função gratificada poderá recair também em servidor de outra entidade pública posto a disposição do Município sem prejuízo de seus vencimentos.
Art. 51º - É facultado ao servidor efetivo do Município, quando indicado para o exercício de cargo em comissão, optar pelo provimento sob a forma de função gratificada correspondente.
Art. 52º - A lei indicará os casos e condições em que os cargos em comissão serão exercidos preferencialmente pôr servidores de cargos provimento efetivo.

TÍTULO IV
Do Regime de Trabalho

CAPÍTULO I
Do Horário e do Ponto

Art. 53º - O prefeito determinará, quando não estabelecido em lei ou regulamento, o horário de expediente das repartições.
Art. 54º - O horário normal de trabalho de cada cargo na função é o estabelecido na legislação específica, não podendo ser superior a oito horas diárias e a quarenta e quatro horas semanais.
Art.55º - Atendendo a conveniência ou a necessidade do serviço e mediante acordo, escrito, poderá ser instituído sistema de compensação de horário, hipótese em que a jornada diária poderá ser superior a oito horas, sendo o excesso de horas compensado pela correspondente diminuição em outro dia, observada sempre a jornada máxima semanal.
Art. 56º - A freqüência do servidor será controlada:
I - pelo ponto;
II - Pela forma determinada em regulamento, quanto aos servidores não sujeitos ao ponto.
$ 1º - Ponto é o registro, mecânico ou não, que assinala o comparecimento do servidor ao serviço e pelo qual se verifica, diariamente, a sua entrada e saída.
$ 2º - Salvo nos casos do inciso II deste artigo, é vedado dispensar o servidor do registro do ponto e abonar faltas ao serviço.


CAPÍTULO II
Do Serviço Extraordinário

Art. 57º - A prestação de serviços extraordinários só poderá ocorrer pôr expressa determinação da autoridade competente, mediante solicitação fundamentada do chefe da repartição, ou de ofício.
§ 1º - O serviço extraordinário será remunerado pôr hora de trabalho que exceda o período normal, com acréscimo de cinqüenta pôr cento em relação à hora normal.
§ 2º - Salvo casos excepcionais, devidamente justificado, não poderá o trabalho em horário extraordinário exceder a duas horas diárias.
Art. 58º - O serviço extraordinário, excepcionalmente, poderá ser realizado sob a forma de plantões para assegurar o funcionamento dos serviços municipais ininterruptos.
Parágrafo Único - O plantão extraordinário visa a substituição do plantonista titular legalmente afastado ou em falta ao serviço.
Art. 59º - O exercício de cargo em comissão ou de função gratificada, não sujeito ao controle de ponto, exclui a remuneração pôr serviço extraordinário.

CAPÍTULO III
Do Repouso Semanal

Art. 60º - O servidor tem direito a repouso remunerado, num dia de cada semana, preferencialmente aos domingos, bem como nos dias de feriados civis e religiosos.
§ 1º - A remuneração do dia de repouso corresponderá a um dia normal de trabalho.
§ 2º - Na hipótese de servidores com remuneração pôr produção, peça ou tarefa, a remuneração do repouso correspondente ao total da produção da semana, dividido pelo dias úteis da mesma semana.
$ 3º - Consideram-se já remunerados os dias de repouso semanal do servidor mensalista ou quinzenalista ,cujo vencimento remunera trinta ou quinze dias, respectivamente.
Art. 61º - Perderá a remuneração do repouso o servidor que tiver faltado, sem motivo justificado, ao serviço durante a semana, mesmo que em apenas um turno.
Parágrafo Único - São motivos justificados as concessões, licenças e afastamentos previstos em lei, nas quais o servidor continua com direito ao vencimento normal, como se em exercício estivesse.
Art. 62º - Nos serviços públicos ininterruptos poderá ser exigido o trabalho nos dias feriados civis e religiosos, hipótese em que as horas trabalhadas serão pagas com acréscimo de cinqüenta pôr cento salvo a concessão de outro dia de folga compensatória.



TÍTULO V
Dos Direitos e Vantagens

CAPÍTULO I
Do Vencimento e da Remuneração

Art. 63º - Vencimento é a retribuição paga ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao valor básico fixado em lei.
‘’Art. 63º - Vencimento é a retribuição paga ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao valor fixado em Lei.’’(Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 64º - Remuneração é o vencimento acrescido das vantagens pecuniárias, permanentes ou temporárias, estabelecidas em lei.
‘’Art. 64º - Remuneração é o vencimento acrescido das vantagens pecuniárias permanentes, estabelecidas em Lei.’’ (Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997)
Art. 65º - Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente a titulo de remuneração, importância superior a soma dos valores fixados como remuneração, em espécie, a qualquer título, pelo Prefeito Municipal.
Art.65º - Nenhum servidor poderá perceber mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores fixados como remuneração, em espécie, a qualquer título, para o Prefeito Municipal. ( Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 66º - A maior remuneração atribuída a cargo público não será superior a dez vezes o valor do menor padrão de vencimentos.
Art. 66º - A Lei fixará a relação de valores entre a maior e a menor remuneração dos servidores Municipais. (Alter. Cfe. Lei Municipal N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 67º - Excluem-se dos tetos de remuneração estabelecidos nos artigos precedentes as vantagens previstas nos artigos 81, incisos I a IV ,93,96 e a remuneração pôr serviço extraordinário.
Parágrafo Único - Em qualquer hipótese, o total dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, pôr servidor público municipal, não poderá ser superior aos valores percebidos como remuneração, em espécie, pelo Prefeito.
Art. 67º - Excluem-se dos tetos de remuneração estabelecidos nos artigos precedentes as vantagens previstas nos artigos 81, incisos I a IV, 93, 96 e a remuneração por serviço extraordinário. (Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 68º - O servidor perderá :
I - a remuneração dos dias que faltar ao serviço, bem como dias de repouso da respectiva semana, sem prejuízo da penalidade disciplinar cabível;
II - a parcela da remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências e saídas antecipadas, iguais ou superiores a trinta minutos, sem prejuízo da penalidade disciplinar cabível;
III - metade da remuneração na hipótese prevista no parágrafo único do art.143º . (alter. Cfe. Lei Muncipal nº 1495/08 de 04 de julho de 2008).

Art. 69º - Salvo pôr imposição legal, ou mandado judicial nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.
Parágrafo Único - Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, até o limite de trinta pôr cento da remuneração.
Art. 70º - As reposições devidas à Fazenda Municipal poderão ser feitas em parcelas mensais, corrigidas monetariamente, e mediante desconto em folha de pagamento.
§ 1º - O valor de cada parcela não poderá exceder a vinte pôr cento da remuneração do servidor.
§ 2º - O servidor será obrigado a repor, de uma só vez a importância do prejuízo causado a Fazenda Municipal em virtude de alcance, desfalque, ou omissão em efetuar o recolhimento ou entradas nos prazos legais.
Art. 71º - O servidor em débito com o Erário, que for demitido, exonerado ou que tiver a sua disponibilidade cassada, terá de repor a quantia de uma só vez.
Parágrafo Único - A não quitação do débito implicará em sua inscrição em dívida ativa e cobrança judicial .

CAPÍTULO II
Das Vantagens

Art. 72º - Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:
I - indenizações ;
II - gratificações e adicionais ;
III - prêmio pôr assiduidade ;
IV - auxílio para a diferença de caixa.
§ 1º - As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.
§ 2º - As gratificações, os adicionais, os prêmios e os auxílios incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.
Art. 73º - As vantagens pecuniárias não serão computadas nem acumuladas para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.

SEÇÃO I
Das indenizações

Art. 74 º - Constituem indenizações ao servidor :
I - diárias;
II - ajuda de custo;
III - transporte.

SUBSEÇÃO I
Das diárias

Art. 75º - Ao servidor que, pôr determinação da autoridade competente, se deslocar eventual ou transitóriamente do Município, no desempenho de suas atribuições, ou em missão ou estudo de interesse da administração, serão concedidas, além do transporte, diárias para cobrir as despesas de alimentação, pousada e locomoção urbana.
§ 1º - Nos casos em que o deslocamento não exija pernoite fora da sede, mas exija pelo menos duas refeições, as diárias serão pagas pôr metade.
§ 2º - Quando o deslocamento exigir apenas uma refeição fora da sede, será indenizada esta, mediante comprovação.
§ 3º - Nos deslocamentos para a capital do Estado, e para fora deste, as diárias serão acrescidas, respectivamente de vinte e cinco pôr cento e cinqüenta pôr cento.
§ 4º - O valor das diárias será estabelecido em lei.
Art. 76º - Se o deslocamento do servidor constituir exigência permanente do cargo, não fará jus a diárias.
Art. 77º - O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, pôr qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, mo prazo de três dias.
Parágrafo Único - Na hipótese de o servidor retornar ao Município em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, em igual prazo.


SUBSEÇÃO II
Da ajuda de custo

Art. 78º - A ajuda de custo destina-se a cobrir as despesas de viagem e instalação do servidor que for designado para exercer missão ou estudo fora do Município, pôr tempo que justifique a mudança temporária de residência.
Parágrafo Único - A concessão da ajuda de custo ficará a critério da autoridade competente, que considerará os aspectos relacionados com a distância percorrida, o número de pessoas que acompanharão o servidor e a duração da ausência.
Art. 79º - A ajuda de custo não poderá exceder o dobro do vencimento do servidor, salvo quando o deslocamento for para o exterior, caso em que poderá ser até de quatro vezes o vencimento, desde que arbitrada justificadamente .

SUBSEÇÃO III
Do transporte

Art. 80º - Conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para execução de serviços externos, pôr força das atribuições próprias do cargo, nos termos da lei específica.
§ 1º - Somente fará jus a indenização de transporte pelo seu valor integral, o servidor que, no mês, haja efetivamente realizado serviço externo, durante pelo menos vinte dias.
§ 2º - Se o número de dias de serviço externo dor inferior ao previsto no parágrafo anterior, a indenização será devida na proporção de um vinte avos pôr dia de realização do serviço.

SEÇÃO II
Das Gratificações e adicionais

Art. 81º - Constituem gratificações e adicionais dos servidores municipais :
I - gratificação natalina;
II - adicional pôr tempo de serviço;
III - adicional pelo exercício de atividades em condições penosas, insalubres ou perigosas;
IV - adicional noturno.

SUBSEÇÃO I
Da gratificação natalina

Art. 82º - A gratificação natalina corresponde a um doze avos da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, pôr mês de exercício, no respectivo ano.
§ 1º - Os adicionais de insalubridade, periculosidade, penosidade e noturno, as gratificações e o valor de função gratificada, serão computados na razão de 1/12 de seu valor vigente em dezembro, pôr mês de exercício em que o servidor percebeu a vantagem, no ano correspondente.
§ 2º - A fração igual ou superior a quinze dias de exercício no mesmo mês será considerada com mês integral.
Art. 83º - A gratificação natalina será paga até o dia vinte de dezembro de cada ano.
Parágrafo Único - Entre os meses de maio a outubro de cada ano, o Município pagará, como adiantamento da gratificação referida, de uma só vez, metade da remuneração percebida no mês anterior.
Parágrafo Único - Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o Município pagará, como adiantamento da gratificação natalina, de uma só vez, metade da remuneração percebida no mês anterior. ( Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 84º - O servidor exonerado perceberá sua gratificação natalina proporcionalmente aos meses de efetivo exercício, calculada sobre a remuneração do mês da exoneração.
Art. 85º - A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.


SUBSEÇÃO II
Do adicional pôr tempo de serviço

Art. 86º - O adicional pôr tempo de serviço é devido à razão de um pôr cento pôr ano de serviço público prestado ao Município, incidente sobre o vencimento do servidor ocupante de cargo efetivo.
Parágrafo Único - O servidor fará jus ao adicional a partir do mês em que completar o anuênio.

SUBSEÇÃO III
Dos adicionais de penosidade, insalubridade e periculosidade

Art. 87º - Os servidores que executem atividades penosas, insalubres ou perigosas, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo.
Parágrafo Único - As atividades penosas, insalubres ou perigosas serão definidas em lei própria.
Art. 88º - O exercício de atividade em condições de insalubridade, assegura ao servidor a percepção de um adicional respectivamente de trinta, vinte e dez pôr cento, segundo a classificação noas graus máximo, médio e mínimo.
Art. 89º - O adicional de periculosidade e de penosidade serão, respectivamente, de trinta e vinte pôr cento.
Art. 90º - Os adicionais de penosidade, insalubridade e periculosidade não são acumuláveis, cabendo ao servidor optar pôr um deles, quando for o caso.
Art. 91º - O direito ao adicional de penosidade, insalubridade ou periculosidade, cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

SUBSEÇÃO IV
Do adicional noturno

Art. 92º - O servidor que prestar trabalho noturno fará jus a um adicional de 20% sobre o vencimento do cargo.
§ 1º - Considera-se trabalho noturno, para efeitos deste artigo, o executado entre 22 horas de um dia e as 05 horas do dia seguinte.
§ 2º - Nos horários mistos, assim entendidos os que abrangem períodos diurnos e noturnos, o adicional será pago proporcionalmente às de trabalho noturno.

SEÇÃO III
Do prêmio pôr assiduidade

Art. 93º - Após cada cinco anos ininterruptos de serviço prestado ao Município, a contar da investidura em cargo de provimento efetivo, o servidor fará jus a um prêmio pôr assiduidade de valor igual a um mês de vencimento do seu cargo efetivo, mesmo que esteja no exercício de cargo de comissão ou função gratificada.
Art. 94º - Interrompem o quinquênio para efeitos do artigo anterior, as seguintes ocorrências:
I - penalidade disciplinar de suspensão;
II - afastamento do cargo em virtude de :
a) licença para tratar de interesses particulares;
b) licença para tratamento em pessoa da família;
c) condenação a pena privativa de liberdade, pôr sentença definitiva;
d) desempenho de mandato classista; e
e) licença para atividade política.
Parágrafo Único - As faltas injustificadas ao serviço retardarão a concessão do prêmio previsto neste artigo, na proporção de um mês para cada falta, e as licenças para tratamento de saúde excedentes de noventa dias, consecutivos ou não, salvo se decorrentes de acidente em serviço ou moléstia profissional, protelam a concessão do prêmio pôr período igual ao número de dias da licença.
(alter. Cfe. Lei Muncipal nº 1495/08 de 04 de julho de 2008).

Art. 95º - O prêmio pôr assiduidade não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

SEÇÃO IV
Do auxílio para diferença de caixa

Art. 96º - O servidor que, pôr força das atribuições próprias de seu cargo, pague ou receba em moeda corrente, perceberá um auxílio para diferença de caixa, no montante de dez pôr cento do vencimento.
§ 1º - O servidor que estiver respondendo legalmente pelo tesoureiro ou caixa, durante os impedimentos legais deste, fará jus ao pagamento do auxílio.
§ 2º - O auxílio de que trata este artigo só será pago enquanto o servidor estiver efetivamente executando serviços de pagamento ou recebimento e nas férias regulamentares.(alter. Cfe. Lei Muncipal nº 1495/08 de 04 de julho de 2008).


CAPÍTULO III
Das Férias

SEÇÃO I
Do direito a férias e da sua duração

Art. 97º - O servidor terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.
Art. 98º - Após cada período de doze meses de vigência da relação entre o Município e o servidor, terá este direito a férias, na seguinte proporção.
I - trinta dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de cinco vezes;
II - vinte e quatro dias corridos, quando houver tido de seis a quatorze faltas;
III - dezoito dias corridos, quando houver tido de quinze a vinte e três faltas;
IV - doze dias corridos, quando houver tido de vinte e quatro a trinta e duas faltas.
Parágrafo Único - É vedado descontar, do período de férias, as faltas do servidor ao serviço.
Art. 99º - Não serão consideradas falta ao serviço as concessões, licenças e afastamentos previstos em lei, nos quais o servidor continua com direito ao vencimento normal, como se em exercício estivesse.
Art. 100º - O tempo de serviço anterior será somado ao posterior para fins de aquisição do período aquisitivo de férias nos casos de licenças previstas nos incisos II, III e V do art. 107º .
Art. 101º - Não terá direito a férias o servidor que , no curso do período aquisitivo tiver gozado licenças para tratamento de saúde, pôr acidente em serviço ou pôr motivo de doença em pessoa da família, pôr mais de seis meses, embora descontínuos, e para tratar de interesses particulares pôr qualquer prazo.
Parágrafo Único - Iniciar-se-á o decurso de novo período aquisitivo quando o servidor, após o implemento de condição prevista neste artigo, retornar ao trabalho.

SEÇÃO II
Da concessão e do Gozo das Férias

Art. 102º - É obrigatória a concessão e gozo das férias, em um só período, nos dez meses subsequentes à data em que o servidor tiver adquirido o direito.
Parágrafo 1º - Pôr solicitação do servidor, poderá o Poder Público indenizar até 1/3 do período normal de férias.
Parágrafo 2º - Somente em casos excepcionais as férias poderão ter sua concessão em dois períodos, não inferior a dez dias, observada a necessidade e interesse público bem como a homologação do Prefeito Municipal.
Parágrafo 3º - Às férias somente poderão ser interrompidas pôr motivo de calamidade pública, comoção interna ou pôr motivo de superior interesse público.(alter. cfe. Lei Muncipal nº 1495/08 de 04 de julho de 2008).


Art. 103º - A concessão das férias, mencionado o período de gozo, será participado, pôr escrito, ao servidor com antecedência de no mínimo 15 dias, cabendo a este assinar a respectiva notificação, ou em decorrência da Escala fixada anualmente.
Art. 104º - Vencido o prazo mencionado no art. 102º, sem que a Administração tenha concedido as férias, incumbe ao servidor, no prazo de dez dias, requerer o gozo das férias, sob pena de perda do direito às mesmas.
§ 1º - Recebido o requerimento, a autoridade responsável terá de despachar no prazo de quinze dias, marcando o período de gozo das férias, dentro dos sessenta dias seguintes.
§ 2º - Não atendido o requerimento pela autoridade competente no prazo legal, o servidor poderá ajuizar ação, pedindo a fixação, pôr sentença, da época do gozo das férias.
§ 3º - No caso do parágrafo anterior, a remuneração será devida em dobro, sendo de responsabilidade da autoridade infratora a quantia relativa a metade do valor devido, a qual será recolhida ao erário, no prazo de cinco dias a contar da concessão das férias nestas condições.

SEÇÃO III
Da remuneração das férias

Art. 105º - O servidor perceberá durante as férias a remuneração integral, acrescida de 1/3(um terço).
§ 1º - Os adicionais, exceto o pôr tempo de serviço que será computado sempre integralmente, as gratificações e o valor de função gratificada não percebidos durante todo o período aquisitivo, serão computados proporcionalmente, observados os valores atuais.
§ 2º O pagamento da remuneração das férias, pôr solicitação do, servidor, será feito dentro dos cinco dias anteriores ao início do gozo.

SEÇÃO IV
Dos efeitos na exoneração

Art. 106º - No caso de exoneração será devida ao servidor a remuneração correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido.
Parágrafo Único - O servidor exonerado após doze meses de serviço, terá direito também a remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 98º, na proporção de um doze avos pôr mês de serviço ou fração superior a quatorze dias.

CAPÍTULO IV
Das Licenças

SEÇÃO I
Disposições Gerais

Art. 107º - Conceder-se-á licença ao servidor:
I - pôr motivo de doença em pessoa da família;
II - para serviço militar;
III - para concorrer a cargo eletivo;
IV - para tratar de assuntos particulares;
V - para desempenho de mandato classista.
§ 1º - O servidor não poderá permanecer em licença da mesma espécie pôr período superior a doze meses, salvo nos casos dos incisos II, III e V.
§ 2º - A licença concedida dentro de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

SEÇÃO II
Da licença pôr motivo de doença em pessoa da família

Art. 108º - Poderá ser concedida licença ao servidor, pôr motivo de doença do cônjuge ou companheiro, do pai ou da mãe, de filho ou enteado e de irmão, mediante comprovação médica oficial do Município.
§ 1º - A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo, o que deverá ser apurado, através de acompanhamento pela administração Municipal.
§ 2º - A licença será concedida sem prejuízo da remuneração, até um mês, e, após, com os seguintes descontos:
I - de 1/3 (um terço) , quando exceder a um mês e até dois meses;
II - de 2/3 ( dois terços) , quando exceder a dois meses até três meses ;
III - sem remuneração, a partir do quarto mês até um ano.

SEÇÃO III
Da licença para o servidor militar

Art. 109º Ao servidor que for convocado para o serviço militar ou outros encargos de segurança nacional, será concedida licença sem remuneração.
§ 1º - A licença será concedida à vista de documentos oficial que comprove a convocação.
§ 2º - O servidor desincorporado em outro Estado da Federação deverá reassumir o exercício do cargo dentro do prazo de trinta dias; se a desincorporação ocorrer dentro do Estado o prazo será de quinze dias.

SEÇÃO IV
Da licença para concorrer a cargo eletivo
Art. 110º - O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha, em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
§ 1º - O servidor candidato a cargo eletivo no próprio Município e que exerça cargo ou função de direção, chefia, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o dia seguinte ao do pleito.
§ 2º - A partir do registro da candidatura e até o quinto dia seguinte ao da eleição, salvo se a Lei Federal específica estabelecer prazos maiores, o servidor ocupante de cargo efetivo fará jus a licença remunerada como se em efetivo exercício estivesse.

SEÇÃO V
Da licença para tratar assuntos de interesses particulares

Art. 111º - A critério da administração, poderá ser concedida ao servidor estável licença para tratar de assuntos particulares, pelo prazo de até um ano, sem remuneração.
§ 1º - A licença poderá ser interrompida a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
§ 2º - Não se concederá nova licença antes de decorridos dois anos do término ou interrupção da anterior.
§ 3º - Não se concederá a licença a servidor nomeado ou removido, antes de completar um ano de exercício no novo cargo ou repartição.

SEÇÃO VI
Da licença para desempenho de mandato classista

Art. 112º - É assegurado ao servidor o direito a licença para o desempenho de mandato em confederação, federação ou sindicato representativo da categoria, sem remuneração.
Art. 112º - É assegurado ao servidor, Presidente do Sindicato dos Municipários de Esmeralda - SIMES, o direito de licença para o desempenho de mandato em confederação, federação ou sindicato representativo da categoria, com remuneração.( Alt. Cfe. Lei Munic. N.º 779/96 de 11 de Dezembro de 1996).
§ 1º - Somente poderão ser licenciados servidores eleitos para cargos de direção ou representação nas referidas entidades, até o máximo de três pôr entidade,
§ 2º - A licença terá duração igual à do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleição e pôr uma única vez.

CAPÍTULO V
Do afastamento para servir a outro Órgão ou Entidade

Art. 113º - O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:
I - para exercício de função de confiança;
II - em casos previstos em leis específicas; e
III - para cumprimento de convênio.
Parágrafo Único - Na hipótese do inciso I deste artigo, a cedência será sem ônus para o Município e, nos demais casos, conforme dispuser a lei ou o convênio.

CAPÍTULO VI
Das Concessões

Art. 114º - Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar do serviço:
I - pôr um dia, a cada doze meses de trabalho, para doação de sangue;
II - até dois dias, para se alistar como eleitor;
III - até cinco dias consecutivos, pôr motivo de :
a) casamento;
b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos ou enteados e irmãos;
IV - até dois dias consecutivos pôr motivo de falecimento de avô ou avó.
Art. 115º - Poderá ser concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.
Parágrafo Único - Para efeitos do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horários na repartição, respeitada a duração semanal do trabalho.

CAPÍTULO VII
Do tempo de Serviço

Art. 116º - A apuração do tempo de serviço será feita em dias.
§ 1º - O número de dias será convertido em anos, considerados de 365 dias.
§ 2º - Feita a conversão, os dias restantes, até cento e oitenta e dois, não serão computados, arredondando-se para um ano quando excederem este número, para efeito de cálculo de proventos de aposentadoria.
Parágrafo único - O número de dias será convertido em anos, considerados de 365 dias. (Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 e Junho de 1997).
Art. 117º - Além das ausências ao serviço previstas no art. 114º, são considerados como efetivo exercício os afastamentos em virtude de :
I - férias;
II - exercício de cargo em comissão, no Município;
III - convocação para o serviço militar;
IV - júri e outros serviços obrigatórios pôr lei;
V - licença:
a) à gestante, à adotante e à paternidade;
b) para tratamento de saúde, inclusive pôr acidente em
acidente em serviço ou moléstia profissional; e
c) licença para tratamento de saúde de pessoa da família, quando remunerada.
Art. 118º - Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e d disponibilidade o tempo:
I - de serviço público federal, estadual e municipal, inclusive o prestado às suas autarquias;
II - de licença para desempenho de mandato classista;
III - de licença para concorrer a cargo eletivo; e
IV - em que o servidor esteve em disponibilidade remunerada.
Art. 119º - Para efeito de aposentadoria, será computado também o tempo de serviço na atividade privada, nos termos da legislação federal pertinente, desde que o servidor conte com mais de quinze anos de serviço prestado ao Município.
‘’Art. 119º - Para efeito de aposentadoria, será computado também o tempo de serviço na atividade privada, nos termos da legislação federal pertinente’’.(Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 120º - O tempo de afastamento para exercício de mandato eletivo será contado na forma das disposições constitucionais ou legais específicas. Art. 121º - É vedada a contagem acumulada de tempo de serviço simultâneo.


CAPÍTULO VIII
Do direito de Petição

Art. 122º - É assegurado ao servidor o direito de requerer, pedir reconsideração, recorrer e representar, em defesa de direito ou de interesse legítimo.
Parágrafo Único - As petições, salvo determinação expressa em lei ou regulamento, serão dirigidas ao Prefeito Municipal e terão decisão final no prazo de trinta dias.
Art. 123º - O pedido de reconsideração deverá conter novos argumentos ou provas suscetíveis de reformar o despacho, a decisão ou ato.
Parágrafo Único - O pedido de reconsideração, que não poderá ser renovado, será submetido à autoridade que houver prolatado o despacho, proferido a decisão ou praticado o ato.
Art. 124º - Caberá recurso ao Prefeito, como última instância administrativa, sendo indelegável sua decisão.
Parágrafo Único - Terá caráter de recurso o pedido de reconsideração quando o prolator do despacho, decisão ou ato houver sido o Prefeito.
Art. 125º - O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso, é de trinta dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.
Parágrafo Único - O pedido de reconsideração e o recurso não terão efeito suspensivo e, se providos, seus efeitos retroagirão à data do ato impugnado.
Art. 126º - O direito de reclamação administrativa prescreve, salvo disposição legal em contrário, em um ano a contar do ato ou fato do qual se originar.
§ 1º - O prazo prescricional terá inicio na data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência, pelo interessado, quando o ato não for publicado.
§ 2º - O pedido de reconsideração e o recurso interrompem a prescrição administrativa.
Art. 127º - A representação será dirigida ao chefe imediato do servidor que, se a solução não for de sua alçada, a encaminhar a quem de direito.
Parágrafo Único - Se não for dado andamento à representação, dentro do prazo de cinco dias, poderá o servidor dirigi-la direta e sucessivamente às chefias superiores.
Art. 128º - É assegurado o direito de vistas do processo ao servidor ou representante legal.

TÍTULO VI
Do Regime Disciplinar

CAPÍTULO I
Dos Deveres

Art. 129º - São deveres do servidor:
I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;
II - lealdade às instituições a que servir;
III - observância das normas legais e regulamentares;
IV - cumprimento às ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
V - atender com presteza:
a) ao público em geral, prestando as informações requeridas,
ressalvadas as protegidas pôr sigilo;
b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito
ou esclarecimento de situações de interesse pessoal ;e
c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública;
VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo;
VII - zelar pela economia do material e conservação do patrimônio público;
VIII - guardar sigilo sobre assuntos da repartição;
IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
X - ser assíduo e pontual ao serviço;
XI - tratar com urbanidade as pessoas;
XII - representar contra ilegalidade ou abuso de poder;
XIII - apresentar-se ao serviço em boas condições de asseio e convenientemente trajado ou com o uniforme que for determinado;
XIV - observar as normas de segurança e medicina do trabalho estabelecidas, bem como o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI) que lhe forem fornecidos;
XV - manter espírito de cooperação e solidariedade com os colegas de trabalho;
XVI - freqüentar cursos e treinamentos instituídos para seu aperfeiçoamento e especialização;
XVII - apresentar relatórios ou resumos de suas atividades nas hipóteses e prazos previstos em lei ou regulamento, ou quando determinado pela autoridade competente; e
XVIII - sugerir providências tendentes a melhoria ou aperfeiçoamento do serviço.
Parágrafo Único - Será considerado como co-autor o superior hierárquico que, recebendo denúncia ou representação a respeito de irregularidades no serviço ou falta cometida pôr servidor, seu subordinado, deixar de tomar as providências necessárias à sua apuração.

CAPÍTULO II
Das Proibições

Art. 130º - É proibido ao servidor qualquer ação ou omissão capaz de comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficiência do serviço ou causar dano à Administração Pública, especialmente:
I - ausentar-se ao serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto;
III - recusar fé a documentos públicos;
IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo, ou execução de serviço;
V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;
VI - referir-se de modo depreciativo ou desrespeitoso às autoridades públicas ou aos atos do Poder Público, mediante manifestação escrita ou oral;
VII - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de encargo que seja de sua competência ou de seu subordinado;
VIII - compelir ou aliciar outro servidor no sentido de filiação a associação profissional ou sindical, ou partido político;
IX - manter sob sua chefia imediata, cônjuge, companheiro ou parente até segundo grau civil, salvo se decorrente de nomeação pôr concurso público;
X - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;
XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando tratar de benefícios previdenciários ou assistências de parentes até segundo grau;
XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;
XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de Estado estrangeiro, sem licença prévia nos termos da lei;
XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;
XV - proceder de forma desidiosa no desempenho das funções;
XVI - cometer a outro servidor atribuições estranhas às do cargo que ocupa, exceto em situações de emergências e transitórias;
XVII - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; e
XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho.
Art. 131º - É lícito ao servidor criticar atos do Poder Público do ponto de vista doutrinário ou da organização do serviço, em trabalho assinado.

CAPÍTULO III
Da Acumulação

Art. 132º - É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.
§ 1º - Excetuam-se da regra deste artigo os casos previstos na Constituição Federal, mediante comprovação escrita da compatibilidade de horários.
§ 2º - A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.

CAPÍTULO IV
Das Responsabilidades

Art. 133º - O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.
Art. 134º - A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao Erário ou a terceiros.
§ 1º - A indenização de prejuízo causado ao Erário poderá ser liquidada na forma prevista no art. 70º.
§ 2º - Tratando-se de dano causada a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.
§ 3º - A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
Art. 135º - A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputados ao servidor, nessa qualidade.
Art. 136º - A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.
Art. 137º - As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se sendo independentes entre si.
Art. 138º - A responsabilidade civil ou administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou a sua autoria.






CAPÍTULO V
Das Penalidades

Art. 139º - São penalidades disciplinares :
I - advertência;
II - suspensão;
III - demissão;
IV - cassação da aposentadoria e disponibilidade; e
V - destituição de cargo ou função de confiança.
Art. 140º - Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes.
Art. 141º - Não poderá ser aplicada mais de uma pena disciplinar pela mesma infração.
Parágrafo Único - No caso de infrações simultâneas, a maior absorve as demais, funcionando estas como agravantes na gradação da penalidade.
Art. 142º - Observado o disposto nos artigos precedentes, a pena de advertência ou suspensão será aplicada, a critério da autoridade competente, pôr escrito, na inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamento ou norma interna e nos cargos de violação de proibição que não tipifique infração sujeita a penalidade de demissão.
Art. 143º - A pena de suspensão não poderá ultrapassar a sessenta dias.
Parágrafo Único - Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de cinqüenta pôr cento pôr dia de remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.
Art. 144º - Será aplicada ao servidor a pena de demissão nos casos de:
I - crime contra a administração pública;
II - abandono de cargo;
III - indisciplina ou insubordinação graves ou reiterada;
IV - inassiduidade ou impontualidade habituais;
V - improbidade administrativa;
VI - incontinência pública e conduta escandalosa;
VII - ofensa física contra qualquer pessoa, cometida em serviço, salvo em legítima defesa;
VIII- aplicação irregular de dinheiro público;
IX - revelação de segredo apropriado em razão do cargo;
X - lesão ao cofres públicos e dilapidação do patrimônio municipal;
XI - corrupção;
XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções;
XIII - transgressão do art. 130º, incisos X a XVI.
Art. 145º - A acumulação de que trata o inciso XII do artigo anterior acarreta a demissão de um dos cargos, empregos ou funções, dando-se ao servidor o prazo de cinco dias para opção.
§ 1º - Se comprovado que a acumulação se deu pôr má fé, o servidor será demitido de ambos os cargos e obrigado a devolver o que houver recebido dos cofres públicos.
§ 2º - Na hipótese do parágrafo anterior, sendo um dos cargos, empregos ou funções exercido na União, nos estados, no Distrito Federal ou em outro Município, a demissão será comunicada ao outro órgão ou entidade onde ocorre acumulação.
Art. 146º - A demissão nos casos dos incisos V, VIII e X do art. 144º implica em indisponibilidade de bens e ressarcimento ao Erário, sem prejuízo da ação penal cabível.
Art. 147º - Configura abandono de cargo a ausência intencional ao serviço pôr mais de trinta dias consecutivos.
Art. 148º - A demissão pôr inassiduidade ou impontualidade somente será aplicada quando caracterizada a habitualidade de modo a representar séria violação dos deveres e obrigações do servidor, após anteriores punições pôr advertência ou suspensão.
Art. 149º - O ato de imposição de penalidade mencionará sempre o fundamento legal.
Art. 150º - Será cassada a aposentadoria e a disponibilidade se ficar provado que o inativo :
I - praticou, na atividade, falta punível com a demissão;
II - aceitou ilegalmente cargo ou função pública;
III - praticou usura, em qualquer de suas formas.
Art. 151º - A pena de destituição de função de confiança será aplicada :
I - quando se verificar exação no seu desempenho;
II - quando for verificado que pôr negligência ou benevolência, o servidor contribui para que não se apurasse, no devido tempo, irregularidade no serviço.
Parágrafo Único - A aplicação da penalidade deste artigo não implicará em perda do cargo público.
Art. 152º - O ato de aplicação de penalidade é de competência do Prefeito Municipal.
Parágrafo Único - Poderá ser delegada competência aos Secretários Municipais para aplicação da pena de suspensão ou advertência.
Art. 153º - a demissão pôr infringência ao art. 130º incisos X e XI, incompatibiliza o ex. - servidor para nova investidura em cargo ou função pública do Município, pelo prazo de cinco anos.
Parágrafo Único - Não poderá retornar ao serviço público municipal o servidor que for demitido pôr infringência do art. 144º , inc. I, V, VIII, X e XI.
Art. 154º - A pena de destituição de função de confiança implica na impossibilidade de ser investido em funções dessa natureza durante o período de dois anos a contar do ato de punição.
Art. 155º - As penalidades aplicadas ao servidor serão registradas em sua ficha funcional.
Art.156º - A ação disciplinar prescreverá:
I - em cinco anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria e disponibilidade, ou destituição da função de confiança.
II - em dois anos, quanto à suspensão; e
III - em cento e oitenta dias, quanto à advertência.
§ 1º - A falta também prevista na lei penal como crime prescreverá juntamente com este.
§ 2º - O prazo de prescrição começa a correr da data em que a autoridade tomar conhecimento da existência da falta.
§ 3º - A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição.
§ 4º - Na hipótese do parágrafo anterior, todo o prazo começa a correr novamente, no dia da interrupção.

CAPÍTULO VI
Do Processo Disciplinar Geral

SEÇÃO I
Disposições Preliminares



Art. 157º - A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar.
§ 1º As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas pôr escrito.
§ 2º - Quando o fato narrado, de modo evidente, não configurar infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, pôr falta de objeto.
Art. 158º - As irregularidades e faltas funcionais serão apuradas pôr meio de:
I - sindicância, quando não houver dados suficientes para sua determinação ou para apontar o servidor faltoso.
II - processo administrativo disciplinar, quando a gravidade da ação ou omissão torne o servidor passível de demissão, cassação da aposentadoria ou da disponibilidade.

SEÇÃO II
Da suspensão preventiva

Art. 159º - A autoridade competente poderá determinar a suspensão preventiva dom servidor, até sessenta dias, prorrogáveis pôr mais trinta se, fundamentadamente, houver necessidade de seu afastamento para apuração de falta a ele imputada.
Art. 160º O servidor terá direito:
I - à remuneração e à contagem do tempo de serviço relativo ao período de suspensão preventiva, quando do processo não resultar punição ou esta se limitar a pena de advertência.
II - à remuneração e à contagem do tempo de serviço correspondente ao período de afastamento excedente ao prazo de suspensão efetivamente aplicada.

SEÇÃO III
Da sindicância

Art. 161º - A sindicância será cometida a servidor, podendo ser dispensado de sua atribuições normais até a apresentação do relatório.
Parágrafo Único - A critério da autoridade competente, considerando o fato a ser apurado, a função sindicante poderá ser atribuída a uma comissão de servidores, até o máximo de três.
Art. 162º - O sindicante ou a comissão efetuará, de forma sumária, as diligências necessárias ao esclarecimento da ocorrência e indicação do responsável, apresentando, no prazo máximo de dez dias úteis, relatório a respeito.
§ 1º - Preliminarmente, deverá ser ouvido o autor da representação e o servidor implicado, se houver.
§ 2º - Reunidos os elementos apurados, o sindicante ou comissão traduzirá no relatório as suas conclusões, indicando o possível culpado, qual a irregularidade ou transgressão e o seu enquadramento nas disposições estatutárias.
‘’§ 3º - Se o sindicante entender que a penalidade cabível é apenas de advertência ou suspensão, abrirá o prazo de 05 (cinco) dias para o indicado apresentar defesa, antes de elaborar relatório’’.( Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 163º - A autoridade, de posse do relatório, acompanhado dos elementos que instruíram o processo, decidirá, no prazo de cinco dias úteis:
I - pela aplicação de penalidade de advertência ou suspensão;
II - pela instauração de processo administrativo disciplinar; ou
III - arquivamento do processo.
§ 1º - Entendendo a autoridade competente que os fatos não estão devidamente elucidados, inclusive na indicação do possível culpado, devolverá o processo ao sindicante ou comissão, para ulteriores diligências, em prazo certo, não superior a cinco dias úteis.
§ 2º - De posse do novo relatório e elementos complementares, a autoridade decidirá no prazo e nos termos deste artigo.

SEÇÃO IV
Do Processo Administrativo Disciplinar

Art. 164º - O processo administrativo disciplinar será conduzido pôr comissão de três servidores estáveis, designada pela autoridade competente que indicará, dentre eles, o seu presidente.
Parágrafo Único - A comissão terá como secretário, servidor designado pelo presidente, podendo a designação recair em um dos seus membros.
Art. 165º - A comissão processante, sempre que necessário e expressamente determinado no ato de designação, dedicará todo o tempo aos trabalhos do processo, ficando os membros da comissão, em tal caso, dispensados dos serviços normais da repartição.
Art. 166º - O processo administrativo será contraditório, assegurada ampla defesa ao acusado, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.
Art. 167º - Quando o processo administrativo disciplinar resultar de prévia sindicância, o relatório desta integrará os autos, como peça informativa da instrução.
Parágrafo Único - Na hipótese do relatório da sindicância concluir pela prática de crime, a autoridade competente oficiará à autoridade policial, para abertura de inquérito, independente da imediata instauração do processo administrativo disciplinar.
Art. 168º - O prazo para a conclusão não excederá sessenta dias, contados da data do ato que constituir a comissão, admitida a prorrogação pôr mais trinta dias, quando as circunstâncias o exigirem, mediante autorização da autoridade que determinou a sua instauração.
Art. 169º - As reuniões da comissão serão registradas em atas que deverão detalhar as deliberações adotadas.
Art. 170º - Ao instalar os trabalhos da comissão, o Presidente determinará a autuação da portaria e demais peças existentes e designará o dia, hora e local para a primeira audiência e a citação do indiciado.
Art. 171º - A citação do indiciado deverá ser feita pessoalmente e contra-recibo, com, pelo menos, quarenta e oito horas de antecedência em relação à audiência inicial e conterá dia, hora e local e qualificação do indiciado e a falta que lhe é imputada.
§ 1º - Caso o indiciado se recuse a receber a citação, deverá o fato ser certificado, a vista de, no mínimo, duas testemunhas.
§ 2º - Estando o indiciado ausente do Município, se conhecido seu endereço, será citado via postal, em carta registrada, juntando-se ao processo o comprovante do registro e o aviso de recebimento.
§ 3º - Achando-se o indiciado em lugar incerto e não sabido, será citado pôr edital, divulgado como os demais atos oficiais do Município, comprazo de quinze dias.
Art. 172º - O indiciado poderá constituir procurador para fazer a sua defesa.
Parágrafo Único - Em caso de revelia, o presidente da comissão processante designará, de ofício, um defensor.
Art. 173º - Na audiência marcada, a comissão promoverá o interrogatório do indiciado, concedendo-lhe, em seguida, o prazo de três dias, com vista do processo na repartição, para oferecer alegações escritas, requerer provas e arrolar testemunhas, até o máximo de cinco.
Parágrafo Único - Havendo mais de um indiciado, o prazo será comum e de seis dias, contados a partir da tomada de declarações do último deles.
Art. 174º - A comissão promoverá a tomada de depoimentos, acareações, investigações e diligências cabíveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessário, a técnicos e peritos de modo a permitir a completa elucidação dos fatos.
Art. 175º - O indiciado tem o direito de , pessoalmente ou pôr intermédio de procurador, assistir aos atos probatórios que se realizarem perante a comissão, requerendo as medidas que julgar convenientes.
§ 1º - O presidente da comissão poderá indeferir pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos.
§ 2º - Será indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovação do fato independer de conhecimentos especial de perito.
Art. 176º - As testemunhas serão intimadas a depor mediante mandato expedido pelo presidente da comissão, devendo a segunda via, com o ciente do intimado, ser anexada aos autos.
Parágrafo Único - Se a testemunha for servidor público, a expedição do mandato será imediatamente comunicada ao chefe da repartição onde serve, com a indicação do dia e hora marcados para a inquirição.
Art. 177º - O depoimento será prestado oralmente e reduzido a termo, não sendo lícito a testemunha trazê-lo pôr escrito.
§ 1º - As testemunhas serão ouvidas separadamente, com prévia intimação do indiciado ou de seu procurador.
§ 2º - Na hipótese de depoimentos contraditórios ou que se infirmem, proceder-se-á a acareação entre os depoentes.
Art. 178º Concluída a inquirição de testemunhas, poderá a comissão processante, se julgar útil ao esclarecimento dos fatos, reinterrogar o indiciado.
Art. 179º - Ultimada a instrução do processo, o indiciado será intimado pôr mandado pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de dez dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
Parágrafo Único - O prazo de defesa será comum e de quinze dias se forem dois ou mais indiciados.
Art. 180º - Após o decurso do prazo, apresentada a defesa ou não, a comissão apreciará todos os elementos do processo, apresentando relatório, no qual constará em relação a cada indiciado, separadamente, as irregularidades de que foi acusado, as provas que instruíram o processo e as razões de defesa, propondo, justificadamente, a absolvição ou punição do indiciado, e indicando a pena cabível e seu fundamento legal.
Parágrafo Único - O relatório e todos os elementos dos autos serão remetidos à autoridade que determinou a instauração do processo, dentro de até dez dias, contados do término do prazo para apresentação da defesa.
Art. 181º - A comissão ficará à disposição da autoridade competente, até a decisão final do processo, para prestar esclarecimentos ou providência julgada necessária.
Art. 182º - Recebidos os autos, a autoridade que determinou a instauração do processo:
I - dentro de cinco dias:
a) pedirá esclarecimentos ou providências que entender necessários, à comissão processante, marcando-lhe prazo;
b) encaminhará os autos à autoridade superior, se entender que a pena cabível escapa à sua competência;
II - despachará o processo dentro de dez dias, acolhendo ou não as conclusões da comissão processante, fundamentando o seu despacho se concluir diferentemente do proposto.
Parágrafo Único - Nos casos do inciso I deste artigo, o prazo para decisão final será contado, respectivamente, a partir do retorno ou recebimento dos autos.
Art. 183º - Da decisão final, são admitidos os recursos previstos nesta lei.
Art. 184º - As irregularidades processuais que não constituem vícios substanciais insanáveis, suscetíveis de inlfuírem na apuração da verdade ou na decisão do processo, não lhe determinarão a nulidade.
Art. 185º - O servidor que estiver respondendo a processo administrativo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido do cargo, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
Parágrafo Único - Excetua-se o caso de processo administrativo instaurado apenas para apurar o abandono de cargo, quando poderá haver exoneração a pedido, a juízo da autoridade competente.

SEÇÃO V
Da Revisão do Processo

Art. 186º - A revisão do processo administrativo disciplinar poderá ser requerida a qualquer tempo, uma única vez, quando:
I - a decisão for contrária ao texto de lei ou à evidência dos autos;
II - a decisão se fundar em depoimentos, exames ou documentos falsos ou viciados;
III - forem aduzidas novas provas, suscetíveis de atestar a inocência do interessado ou de autorizar diminuição da pena.
Parágrafo Único - A simples alegação de injustiça da penalidade não constitui fundamento para a revisão do processo.
Art. 187º - No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.
Art. 188º - O processo de revisão será realizado pôr comissão designada segundo os moldes das comissões de processo administrativo e ocorrerá em apenso aos autos do processo originário.
Art. 189º - As conclusões da comissão serão encaminhadas à autoridade competente, dentro de trinta dias, devendo a decisão ser proferida, fundamentadamente, dentro de dez dias.
Art. 190º - Julgada procedente a revisão, será tornada insubsistente ou atenuada a penalidade imposta, restabelecendo-se os direitos decorrentes dessa decisão.

TÍTULO VII
Da Seguridade Social do Servidor

CAPÍTULO I
Disposições Gerais

Art. 191º - O Município manterá, mediante sistema contributivo, plano de Seguridade Social para o servidor submetido ao regime de que trata esta Lei, e para sua família.
Parágrafo Único - O plano de que trata este artigo poderá, no todo ou em parte, ser satisfeito pôr instituição oficial de previdência, assistência à saúde ou assistência social, para a qual contribuirão o Município e o servidor.
‘’§ 1º - O plano de que trata este artigo poderá, no todo ou em parte, ser satisfeito por instituição oficial de previdência, assistência à saúde ou assistência social, para a qual contribuirão o Município e o Servidor’’.(Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
‘’§ 2º - O Servidor ocupante de cargo em comissão , que não seja ocupante de cargos efetivo na administração pública será contribuinte compulsório do sistema nacional de previdência, pelo qual serão atendidas as prestações correspondentes’’.(Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 192º - O Plano de Seguridade Social visa dar cobertura aos riscos a que está sujeito o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades:
I - garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão.
II - proteção à maternidade, à adoção e à paternidade;
III - assistência à saúde.
Art. 193º - Os benefícios do Plano de Seguridade Social compreendem:
I - quando ao servidor:
a) aposentadoria;
b) auxílio-natalidade;
c) salário-família ;
d) licença para tratamento de saúde;
e) licença à gestante, à adotante e à paternidade;
f) licença pôr acidente em serviço.
II - quanto ao dependente:
a) pensão pôr morte;
b) auxílio-funeral; e
c) auxílio-reclusão.

CAPÍTULO II
Dos Benefícios

SEÇÃO I
Da Aposentadoria

Art. 194º - O servidor será aposentado :
I - pôr invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrentes de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas em lei, e proporcionais nos demais casos;
II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;
III - voluntariamente:
a) aos trinta e cinco anos de serviço, se homem a aos trinta, se mulher, com proventos integrais;
b) aos trinta anos de efetivo exercício em funções de magistério, se professor, e vinte e cinco, se professora, com proventos integrais;
c) aos trinta anos de serviço, se homem, e aos vinte e cinco, se mulher, com proventos proporcionais, ao tempo de serviço.
Parágrafo Único - Consideram-se doenças graves, contagiosas ou incuráveis, a que se refere o inciso I deste artigo: tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados do mal de Paget( osteite deformante), síndrome da imunodeficiência adquirida -AIDS -, e outras que a lei indicar com base na medicina especializada.
Art. 195º - A aposentadoria compulsória será automática e declarada pôr ato, com vigência a partir do dia imediato aquele em que o servidor atingir a idade limite de permanência no serviço ativo.
Art. 196º - A aposentadoria voluntária ou pôr invalidez vigorará a partir da data da publicação do respectivo ato.
§ 1º - A aposentadoria pôr invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, salvo quando laudo de junta médica concluir desde logo pela incapacidade definitiva para o serviço público.
§ 2º - Será aposentado o servidor que, após vinte e quatro meses de licença para tratamento de saúde, for considerado inválido para o serviço, mediante laudo de junta médica.
Art. 197º - O provento de aposentadoria será revisto na mesma data e proporção , sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade.
Parágrafo Único - São estendidos aos inatos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.
Art. 198º - O servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de serviço, se acometido de qualquer das moléstias especificadas no art. 194º , parágrafo único, terá o provento integralizado.
Art. 199º - Quando proporcional ao tempo de serviço, o provento não será inferior a um terço do vencimento da atividade, nem ao valor do menor padrão de vencimentos do quadro de servidores do Município.
‘’Art. 199º - Quando proporcional ao tempo de serviço, o provento não será inferior ao valor do salário mínimo, nos casos constituicionalmente admitidos’’. ( Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97de 06 de Junho de 1997).
Art. 200º - Além do vencimento do cargo, integram o cálculo do provento:
I - o valor da função gratificada se o servidor contar pelo menos cinco anos de exercício em postos de confiança e desde que se encontre no seu exercício, na condição de titular pôr ocasião da aposentadoria, pelo prazo mínimo de dois anos;
‘’I - O valor da função gratificada ou da gratificação de direção de Escola, se o servidor contar pelo menos com 05 (cinco) anos de exercício em postos de confiança e desde que se encontre no seu exercício, na condição de titular, pôr ocasião da aposentadoria, pelo prazo mínimo de dois anos’’.(Alter.Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
II - o adicional pôr tempo de serviço;
III - o adicional noturno e o adicional pelo exercício de atividades penosas, insalubres ou perigosas, proporcionalmente aos anos completos de exercício com percepção da vantagem.
Art. 201º - Ao servidor aposentado será paga a gratificação natalina, no mês de dezembro, em valor equivalente ao respectivo provento, deduzido o adiantamento recebido.
Parágrafo Único - Se a vantagem for paga pelo instituto de previdência a que estiver vinculado o aposentado, o Município pagará a complementação até integralizar o valor total provento.

SEÇÃO II
Do auxílio - natalidade


Art. 202º - O auxílio natalidade é devido à servidora, pôr motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente a cinqüenta pôr cento do menor padrão de vencimento do plano de carreira, inclusive no caso de nati-morto.
§ 1º Na hipótese de parto múltiplo, o valor será acrescido de cinqüenta pôr cento.
§ 2º - Não sendo a parturiente servidora do Município, o auxílio será pago ao cônjuge ou companheiro, servidor público municipal.

SEÇÃO III
Do Salário - Família

Art. 203º - O salário- família será devido ao servidor ativo ou inativo na proporção do número de filhos ou equiparados.
Parágrafo Único - Consideram-se equiparados para efeito deste artigo o enteado e menor sob guarda, que viver em companhia e às expensas do servidor ou do inativo.
Art. 204º - O valor da cota do salário- família será pago mensalmente no valor de cinco pôr cento do menor padrão de vencimento do quadro de servidores do Município, com arredondamento para a unidade de cruzado novo seguinte, pôr filho menor ou equiparado, até completar quatorze anos, ou inválido de qualquer idade.
Art. 204º - O valor do salário - família será pago mensalmente no mesmo valor fixado pela Previdência Oficial (INSS), pôr filho menor ou equiparado, até completar quatorze anos, ou inválido de qualquer idade.(Alter.Cfe. Lei Munic. N.º 814/97 de 20 de Junho de 1997).
§ 1º - Quando ambos os cônjuges forem servidores do Município, assistirá a cada um, separadamente, o direito à percepção do salário-família com relação aos respectivos filhos ou equiparados.
§ 2º - Não será devido o salário- família relativamente ao cargo exercido cumulativamente pelo servidor, no Município.
§ 3º - É assegurado o pagamento do salário - família durante o período em que, pôr penalidade, o servidor deixar de exercer remuneração.
Art. 205º - O salário - família será pago a partir do mês em que o servidor apresentar à repartição competente a de filiação ou condição de equiparado, e, se for o caso, da invalidez.
Parágrafo Único - O pagamento do salário - família é condicionado à apresentação anual de atestado de vacinação obrigatória do filho ou equiparado.

SEÇÃO IV
Da licença para tratamento de saúde

Art. 206º - Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em exame médico, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.
Art. 207º - Para licença até quinze dias, a inspeção será feita pôr médico do serviço oficial do próprio Município e , se pôr prazo superior, pôr junta médica oficial.
Parágrafo Único - Inexistindo médico do Município, será aceito atestado firmado pôr outro médico, nas licenças até quinze dias.
Art. 208º - Será punido disciplinarmente com suspensão de quinze dias, o servidor que se recusar ao exame médico, cessando os efeitos da penalidade logo que se verifique o exame.
Art. 209º - A licença poderá ser prorrogada :
I - de ofício, pôr decisão do órgão competente;
II - a pedido do servidor, formulado até três dias antes do término da licença vigente.
Art. 210º - O servidor licenciado para tratamento de saúde não poderá dedicar-se a qualquer outra atividade remunerada, sob pena de ter cassada a licença.

SEÇÃO V
Da licença à gestante, adotante e paternidade

Art. 211º - Será concedida, mediante laudo médico, licença à servidora gestante, pôr cento e vinte dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.
§ 1º - A licença deverá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação pôr prescrição médica.
§ 2º - No caso de nascimento prematuro, a licença terá início a partir do parto.
§ 3º - No caso de natimorto, decorridos de trinta dias do evento, a servidora será submetida a exame médico e, se julgada apta, reassumirá o exercício.
§ 4º - No caso de aborto não criminoso, atestado pôr médico oficial, a servidora terá direito a trinta dias de repouso remunerado.
§ 5º - Para amamentação do próprio filho até que este complete seis meses de idade, a servidora terá direito a uma licença de uma hora pôr dia, que poderá ser fracionada em duas de meia hora, se a jornada for de dois turnos. Se a saúde do filho exigir o período de seis meses poderá ser dilatado , pôr prescrição médica, até mais três meses.’’(Alter. Cfe. Lei Munic. N.º 811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 212º - À servidora que adotar criança de até um ano de idade serão concedidos noventa dias de licença remunerada para ajustamento do adotado ao novo lar.
Parágrafo Único - No caso de adoção de criança com mais de um ano até sete anos de idade, o prazo de que trata este artigo será de trinta dias.
Art. 213º - A licença- paternidade será de cinco dias a contar do nascimento do filho, sem prejuízo da remuneração.

SEÇÃO VI
Da licença pôr acidente em serviço

Art. 214º - Será licenciado com remuneração integral, o servidor acidentado em serviço.
Art. 215º - Configura acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor e que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido.
Parágrafo Único - Equipara-se ao acidente em serviço o dano:
I - decorrente de agressão sofrida e não provocada pelo servidor no exercício do cargo; e
II - sofrido no percurso da residência para o trabalho e vice-versa.
Art. 216º - O servidor acidentado em serviço que necessite de tratamento especializado poderá ser tratado em instituição privada à conta de recursos públicos.
Parágrafo Único - O tratamento de que trata este artigo, recomendado pôr junta médica oficial, constitui medida de exceção e somente será admissível quando inexistirem meios e recursos adequados em instituição pública.
Art. 217º - A prova do acidente será feita no prazo de cinco dias, prorrogável quando circunstâncias o exigirem.

SEÇÃO VII
Da pensão pôr morte


Art. 218º - A pensão pôr morte será devida mensalmente ao conjunto de dependentes do servidor falecido, aposentado ou não, a contar do óbito, observada a precedência estabelecida no art. 220º .
Parágrafo Único - O valor mensal e integral da pensão a que tem direito o conjunto de beneficiários será igual a oitenta pôr cento do total da remuneração computável para o provento de aposentadoria do servidor ou, se aposentado, do valor do próprio provento.
Art. 219º O valor mensal integral da pensão pôr morte em nenhuma hipótese será inferior ao valor do menor vencimento do quadro de servidores do Município.
‘’Art. 219º - O valor mensal integral da pensão pôr morte em nenhuma hipótese será inferior ao valor do salário mínimo’’.(Alter. Cfe. Lei Munic.811/97 de 06 de Junho de 1997).
Art. 220º - São beneficiários da pensão pôr morte, na condição de dependentes do servidor :

I - o cônjuge ou companheiro e os filhos, de qualquer condição, menores de 18 anos ou inválidos;
II - os pais, desde que comprovem dependência econômica do servidor;
III - os irmãos, menores de 18 anos e órfãos de pai e sem padrasto, e os inválidos, enquanto durar a invalidez, que comprovem dependência econômica do servidor; e
IV - as pessoas designadas que viviam na dependência econômica do servidor, menores de 18 anos ou maiores de 60 anos ou inválidas.
§ 1º - Equiparam-se a filhos, nas condições do item I deste artigo, o enteado, o menor sob guarda judicial do servidor, e o tutelado que não possua condições suficientes para o próprio sustento e educação, conforme declaração escrita do segurado.
§ 2º -Consideram-se companheiros as pessoas que tenham mantido vida em comum nos últimos cinco anos ou, pôr menor tempo, se tiverem filhos em comum.
§ 3º - A designação de pessoa ou pessoas, na forma do item IV, somente será válida quando feita pelo menos seis meses antes do óbito.
Art. 221º - A importância total da pensão será rateada:
I - cinqüenta pôr cento para o cônjuge ou companheiro remanescente e o restante, em partes iguais, entre filhos menores ou inválidos, ou integralmente entre estes quando existir cônjuge ou companheiro remanescentes:
II - em partes iguais, entre os demais dependentes, segundo a ordem de precedência,
§ 1º - O rateio da pensão pôr morte não será protelada pela falta de habilitação de outro possível dependente, e qualquer habilitação posterior que importe em exclusão ou inclusão de dependente só produzirá efeitos a contar da data da habilitação.
§ 2º - O cônjuge divorciado ou separado judicialmente, que recebia pensão de alimentos, tem direito ao valor da referida pensão judicialmente arbitrada, destinando-se o restante, em partes iguais, aos demais dependentes habilitados.
Art. 222º - Pôr morte presumida do servidor, declarada pela autoridade judicial competente, decorridos seis meses de ausência, será concedida pensão provisória na forma desta seção.
§ 1º - Mediante prova de desaparecimento do segurado em conseqüência de acidente, desastre ou catástrofe, seus dependentes farão jus a pensão provisória independente do prazo deste artigo.
§ 2º - Verificado o reaparecimento do servidor, o pagamento da pensão cessa imediatamente, desobrigados os dependentes da reposição dos valores recebidos.
Art. 223º - Acarreta perda da qualidade de beneficiário:
I - o seu falecimento;
II - o casamento, para qualquer pensionista;
III - a anulação do casamento;
IV - a cessação da invalidez, em se tratando de beneficiário inválido; e
V - a maioridade para o filho ou irmão ou dependente menor designado, de ambos os sexos, exceto o inválido, ao completar dezoito anos de idade.
Parágrafo Único - Nos casos previstos neste artigo, haverá reversão da cota de pensão aos demais pensionistas da mesma classe.
Art. 224º - Não faz jus à pensão o beneficiário condenado pela prática de crime doloso de que resultou a morte do servidor.
Art. 225º - A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão somente as prestações exigíveis há mais de cinco anos.
Art. 226º - As pensões serão atualizadas na mesma data e na mesma proporção dos reajustes dos vencimentos dos servidores.

SEÇÃO VIII
Do auxílio- funera
l
Art. 227º - O auxílio- funeral é devido à família do servidor falecido na atividade, em disponibilidade ou aposentado, em valor equivalente a um e meio vencimento do menor padrão do quadro de cargos efetivos do Município.
§ 1º - Se o funeral for custeado pôr terceiro, este será indenizado das despesas realizadas, até o valor máximo previsto neste artigo.
§ 2º - O pagamento será autorizado pela autoridade competente, à vista da certidão de óbito e dos comprovantes de despesa, se for o caso.

SEÇÃO IX
Do auxílio- reclusão

Art. 228º - A família do servidor ativo é devido o auxílio-reclusão, nos seguintes casos:
I - dois terços do vencimento, quando afastado pôr motivo de prisão preventiva;
II - metade do vencimento, durante o afastamento em virtude de condenação, pôr sentença definitiva, a pena que não determine perda do cargo.
Parágrafo Único - O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda condicional.

CAPÍTULO III
Da Assistência à Saúde

Art. 229º - A assistência à saúde do servidor e de sua família compreende assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada mediante sistema próprio do Município, ou mediante convênio, nos termos da lei.

CAPÍTULO IV
Do Custeio

Art. 230º - O Plano de Seguridade Social será custeado com produto da arrecadação de contribuições obrigatórias:
I - dos servidores municipais, inclusive ocupantes de cargo e funções de confiança;
II - do Município, inclusive Câmara Municipal, autarquias e fundações.
Parágrafo Único - Os percentuais de contribuição serão fixados em lei.



Art. 231º - Se o Plano de Seguridade Social for assegurado, conforme previsto no parágrafo único do art. 191º, pôr instituição oficial de previdência, as contribuições serão as estabelecidas pela referida entidade.
§ 1º - O Município assegurará, na hipótese deste artigo, a complementação dos benefícios concedidos pela instituição de previdência em valores menores aos previstos nesta Lei.
§ 2º - O Município assegurará também, o pagamento integral dos benefícios de natureza diversa, não constantes do rol da entidade de previdência.
§ 3º - Para cobertura das complementações de que tratam os parágrafos precedentes, o Município poderá instituir sistema contributivo complementar.

TÍTULO VIII
Da Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público

Art. 232º - Para atender a necessidades temporárias de excepcional interesse público, poderão ser efetuadas contratações de pessoal pôr tempo determinado.
Art. 233º - Consideram-se como de necessidade temporária de excepcional interesse público, as contratações que visam a:
I - atender a situações de calamidade pública;
II - combater surtos epidêmicos;
III - atender outras situações de emergência que vierem a ser definidas em lei específica.
Art. 234º - As contratações de que trata este capítulo terão dotação orçamentária específica e não poderão ultrapassar o prazo de três meses.
Art. 234º - As contratações de que trata este capítulo terão dotação orçamentária específica e serão feitas pelo prazo máximo de 06 (seis) meses.
Parágrafo Único - As contratações referentes a professores do quadro do Magistério Público Municipal, terão a duração determinada pelo ano letivo. (Alter. Cfe Lei Munic. N.º 813/97 de 20 de Junho de 1997).
Art. 234º - As contratações de que trata este capítulo terão dotação orçamentária específica e serão feitas pelo prazo que a lei determinar.
Parágrafo Único - As contratações referentes a professores do quadro do Magistério Público Municipal, terão a duração determinada pelo ano letivo.
(alter. Cfe. Lei Muncipal nº 1495/08 de 04 de julho de 2008).

Art.235º - É vedado o desvio de função de pessoa contratada, na forma deste título, bem como sua recontratação, antes de decorridos seis meses do término do contratado anterior, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante.
Art. 236º - Os contratos serão de natureza administrativa, ficando assegurados os seguintes direitos ao contratado:
I - remuneração equivalente à percebida pelos servidores de igual ou assemelhada função no quadro permanente do Município.
II - jornada de trabalho, serviço extraordinário, repouso semanal remunerado, adicional noturno e gratificação natalina proporcional, nos termos desta Lei;
III - férias proporcionais, ao término do contrato;
IV - inscrição em sistema oficial de previdência social.

TÍTULO IX
Das Disposições Gerias, Transitórias e Finais

CAPÍTULO I
Disposições Gerias

Art. 237º - O Dia do Servidor Público será comemorado a vinte e oito de outubro.
Art. 238º - Os prazo previstos nesta Lei serão contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.
Art. 239º - Consideram-se da família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam às suas expensas e constem de seu assentamento individual.
Parágrafo Único - Equipara-se a cônjuge a companheira ou companheiro, com mais de cinco anos de vida em comum ou pôr menor tempo, se da união houver prole.
Art. 240º - Do exercício de encargos ou serviços diferentes dos definidos em lei ou regulamento, como próprios de seu cargo ou função gratificada, não decorre nenhum direito ao servidor.

CAPÍTULO II
Das Disposições Transitórias e Finais

Art. 241º - As disposições desta Lei, aplicam-se aos servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, das autarquias e fundações públicas.
Art. 242º - Os atuais servidores municipais, estatutários ou celetistas, admitidos mediante prévio concurso público, ficam submetidos ao regime desta lei.
§ 1º - Os empregos ocupados pelos servidores celetistas de que trata este artigo, ficam transformados em cargos, na data da publicação desta Lei.
§ 2º - Os contratos individuais de trabalho se extinguem automaticamente pela transformação do emprego, asseguradas as verbas rescisórias cabíveis.
§ 3º - No que pertine às férias, o servidor poderá optar, mediante termo escrito, em recebe-las no termo de quitação do contrato ou pela continuidade da contagem de tempo de serviço para posterior gozo no novo regime.
Art. 243º - Os cargos em comissão e funções de confiança regidos pela consolidação das leis do Trabalho, passam a ser regidos pôr esta Lei, com a extinção automática da relação de emprego, asseguradas aos seus ocupantes as verbas rescisórias e opção quanto às férias na forma do artigo anterior.
Art. 244º - Os servidores celetistas não concursados e estáveis nos termos do art. 19 das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição de 1988, constituirão quadro especial em extinção, excepcionalmente regido pela CLT, com remuneração e vantagem estabelecidas em lei específica, até o ingresso pôr concurso em cargo sob o regime desta Lei.
Art. 245º - Os contratos de trabalho dos servidores celetistas admitidos sem concurso público e não portadores da estabilidade referida no artigo anterior, serão rescindidos dentro do prazo de noventa dias a contar da vigência desta Lei.
§ 1º - Durante o prazo de que trata este artigo, o Município promoverá a realização de concursos públicos para cargos de iguais ou assemelhados aos empregos desempenhados pelos referidos servidores, para oportunizar o ingresso dos mesmos no regime jurídico instituído pôr esta Lei.
§ 2º - Os que lograrem aprovação e classificação de modo a permitir o aproveitamento segundo as vagas existentes e necessidades do serviço municipal, serão nomeados em cargos sob regime desta Lei, sendo os demais, inclusive os que não se submeterem a concurso público, excluídos do quadro de servidores do Município.
Art. 246º - Os adicionais pôr tempo de serviço já concedidos aos servidores abrangidos pôr esta Lei ficam transformados em anuênios.
Art. 247º - Fica assegurado aos atuais servidores, que tenham completado o decênio aquisitivo para fins de licença - prêmio, antes da vigência desta Lei, o direito de usufruí-la nos termos da lei anterior concessora da vantagem.
§ 1º - Aos servidores cujo período de aquisição da licença - prêmio contar com período igual ou superior a cinco anos, fica assegurado o direito nos termos deste artigo, de modo proporcional.
§ 2º - Aos servidores cujo período de aquisição da licença - prêmio prevista na legislação anterior contar com menos de cinco anos, terão computado aquele tempo de serviço para efeitos de inteiração do quinquênio aquisitivo do prêmio pôr assiduidade previsto no art. 93º desta Lei.
§ 3º - Para os demais servidores o período aquisitivo para fins de pr6emio pôr assiduidade terá início a partir da investidura em cargo efetivo sob a égide do regime desta Lei.
Art. 248º - Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 249º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, com efeito retroativo a 01 de Abril de 1990.





GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE
ESMERALDA, EM 03 DE ABRIL DE 1990.


LUIZ JAIME KRAMER
Pref. Municipal


Registre-se e Publique-se


CLAUDIO ROBERTO HOFFMANN
Secretário Municipal de Administração

Situação: Em vigor